Gastronomia e a cultura do Oriente Médio em um festival em Sorocaba

Com entrada franca, o evento, realizado simultaneamente com o Festival do Pistache, promove encontro entre povos por meio da culinária, do artesanato e da história de países como Líbano, Síria, Irã e Afeganistão

No fim de semana de 16 a 18 de maio, quem passar pelo Parque das Águas, em Sorocaba (SP), terá a oportunidade de fazer uma viagem sensorial pela terra de Aladim, Simbad e de outros personagens eternizados por Sherazade no livro de contos ‘As Mil e Uma Noites’. O espaço será o cenário do Festival Mil e Um Sabores e do Festival do Pistache, num grande evento gratuito e pet friendly, que vai reunir culinária de sabores marcantes, aromas, artesanatos, histórias e tradições da Arábia e Oriente Médio. E ainda embalar a plateia com uma programação eclética de shows musicais.

Organizados e promovidos pela plataforma Cola em Sampa, os dois festivais prometem encantar o público com uma diversidade gastronômica que vai muito além dos já conhecidos quibe e esfiha. Os estandes estarão apresentando as delícias da cozinha árabe, libanesa, síria, inclusive na versão halal, método de produção que segue preceitos islâmicos, garantindo sua permissão para consumo pelos muçulmanos.

As opções incluem o shawarma (lanche em cone de pão Pitta, recheado com fatias finíssimas de carne assada em espeto vertical e salada), falafel (bolinho de grão de bico), passando por samosa (uma espécie de pastel indiano, recheado com grão de bico ou carne temperada com especiarias). O evento traz ainda sabores pouco conhecidos por aqui, que refletem a história de refugiados recém-chegados do Afeganistão, Irã e Iraque, acolhidos pela Organização de Resgate de Refugiados (ARRO), como o kabuli Palau (prato típico afegão feito com arroz, carne, vegetais e temperado com especiarias) .

Acompanhando o cardápio, não faltarão opções de drinks com sabores do Oriente, como o coquetel de damasco com Arak, bebida alcoólica tradicional do Líbano, à base de anis.

Já o Festival do Pistache, como o próprio nome sugere, traz doces, pratos e petiscos preparados com esse fruto, que se tornou a bola da vez do universo gastronômico por aqui, mas que é nativo da região da Turquia, Síria, Irã e Palestina.

Willian Vendramini, cofundador do Cola em Sampa, ressalta que o evento foi criado para servir como uma plataforma viva, em que povos de diferentes origens, credos e trajetórias se encontram com respeito, curiosidade e generosidade. “Acreditamos profundamente no poder da comida como ponte entre as culturas. Queremos mostrar que uma mesa farta também é um espaço para diálogo, troca de afetos e gentilezas. É um jeito de derrubar as barreiras sociais e concepções equivocadas”, afirma.

Arte e tradição – O evento também chama atenção para os laços entre o Brasil e os países árabes, que remontam a 1870, com a chegada dos primeiros imigrantes. Estima-se que cerca de 11,6 milhões de brasileiros tenham ascendência árabe — povo que contribuiu para moldar não só a gastronomia, como também a arquitetura, a fé, a moda, os costumes e até a economia nacional. O Brasil é hoje o maior exportador mundial de proteína halal. Só em 2024, as exportações brasileiras de alimentos e bebidas halal movimentaram US$ 23,6 bilhões, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Uma parte desse legado poderá ser encontrada no estande da ARRO, que estará comercializando peças artesanais produzidas pelos refugiados. Os visitantes ainda terão um espaço para conhecer a arte da tatuagem com henna.

Música para todos os gostos – Além da boa comida, os festivais serão animados por uma programação eclética de shows musicais, abrangendo o samba, rock brasileiro e internacional e pop music.

Programação:

Sexta

19h – Suzy Kill: a banda toca sucessos dos anos 1960 da legendária banda Creedence Clearwater.

Sábado

16h – Samba do Café com sucessos do pagode

19h – Legião Urbana Tributo

Domingo

14h – Guina Kalô apresenta um show de samba rock com composições autorais e hits como ‘Aquele Abraço’ e ‘Bebete Vambora’.

17h – The Mars: apresenta o sucesso do cantor Bruno Mars.

Serviço

Festival Mil e Um Sabores  Festival do Pistache – Edição Sorocaba

Data: de 16 a 18 de maio

Local: Parque das Águas – Av. Dom Aguirre, s/n – Jd Abaeté, Sorocaba

Horário: sexta, das 18h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 22h

Entrada franca e aberto aos pets

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1310 POSTS

Colunas

Excesso de álcool e chocolate pode causar inchaços, inflamações e queda na imunidade, alerta médico

Inegavelmente, bebidas alcoólicas e chocolates são dois dos queridinhos...

Relação entre pressão alta e doença renal

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, atinge...

Libido em queda? Como recuperá-lo?

Se o desejo sexual desapareceu, não é só sua...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui