Diabetes tipo 2 – acompanhamento diário é fundamental

O diabetes tipo 2 é uma condição crônica que afeta uma média de 15 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Atlas do Diabetes da International Diabetes Federation, o que coloca o país em sexto lugar no ranking mundial. Vale destacar que esta estimativa é subestimada, pois acredita-se que mais de 1/3 das pessoas com diabetes desconhecem seu próprio diagnóstico. 
 
Devido à essa condição crônica, as pessoas com diabetes precisam desempenhar um papel ativo diário para assegurar a eficácia do próprio tratamento e necessitam de abordagens eficazes para o manejo da condição crônica, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e o monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue. Ao consumirem alimentos contendo açúcares, carboidratos e outros nutrientes, os níveis de glicemia aumentam, exigindo que haja um manejo desses níveis por meio da administração de insulina ou medicamentos, a fim de regular o funcionamento do organismo. Entretanto, essa rotina pode ser facilitada com o acompanhamento de equipes de saúde especializadas. 
 
Nesse sentido, o suporte às pessoas com diabetes tipo 2 oferecido pela plataforma Glic, com orientação diária, recursos educacionais, registro da glicemia, além de um canal direto de comunicação via WhatsApp com as educadoras em saúde para esclarecimento de dúvidas tem sido um grande diferencial para os usuários que convivem com essas condições crônicas. 
 
“Elas desempenham papel fundamental de suporte com informações atualizadas sobre alimentação saudável e orientam a como lidar com situações que podem pôr em risco a saúde de quem tem Diabetes, com o objetivo de ajudar as pessoas a se adaptarem a um estilo de vida saudável e ao tratamento adequado”, destaca a Dra. Karine Risério, endocrinologista da plataforma Glic, pioneira em saúde digital para o tratamento do diabetes. 
 
O atendimento é realizado via WhatsApp pela nova assistente virtual, a Vic da Glic, para pessoas que convivem com diabetes tipo 2 e aquelas com hipertensão arterial. Esse serviço permite inserir e receber orientações sobre os níveis de glicemia e pressão arterial para os usuários gerarem relatórios com os seus dados e compartilhá-los com as suas próprias equipes de saúde. 
 
Tanto os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de planos de saúde se beneficiam com o uso da plataforma Glic, que é 100% gratuita para pacientes, médicos e nutricionistas, e contribui para a melhoria da saúde e qualidade de vida e auxiliando na redução de complicações decorrentes da doença e, consequentemente, otimizando os custos assistenciais relacionados ao diabetes. 
 
Para Beatriz Maximino e Daniela Roque, educadoras em saúde da Glic, o acompanhamento e a orientação diária são fundamentais para um manejo eficaz do diabetes. “Ao oferecermos um suporte gratuito aos usuários que convivem com a diabetes fortalecemos o sistema global de saúde no Brasil. Uma das principais dúvidas é justamente sobre os valores de glicemia e nós orientamos nossos usuários a fazer a medição correta para inserir os dados na plataforma”, destaca. 
 
Os profissionais da área de saúde também podem acessar um relatório atualizado e fundamentado em inteligência de dados. Atualmente, a plataforma tem médicos cadastrados, principalmente endocrinologistas e nutricionistas, que utilizam o aplicativo para consultar as informações de seus pacientes e fornecer orientações de tratamento com maior precisão.
 


Sobre a Glic
Lançada em 2015, a plataforma Glic já conta com 250 mil usuários espalhados em todo o país. É o primeiro aplicativo para diabetes e manejo de glicemia do Brasil desenvolvido para auxiliar a rotina de cuidados com o diabetes através de diversas funcionalidades como consulta e registro de carboidratos, cálculo de dose de insulina, lembretes de medicamentos e registro de glicemia. Além de participar do dia a dia de quem tem diabetes e seus cuidadores, ele se conecta com a equipe médica em tempo real, através de um prontuário eletrônico, permitindo decisões mais esclarecidas para o tratamento do diabetes. Mais informações: https://gliconline.net 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui