Dicas para um fim de ano tranquilo para os pets

Com as festas de final de ano se aproximando, muitos tutores buscam maneiras de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para seus pets, mesmo diante da movimentação da época. A agitação das visitas, a abundância de comida e os barulhos constantes podem causar desconforto aos gatos e cães, que são especialmente sensíveis a mudanças na rotina.

Cuidado com a decoração e objetos pequenos

A curiosidade dos pets pode levá-los a explorar os enfeites de Natal e de Ano Novo, que, além de atraentes, podem ser perigosos se ingeridos ou mastigados. É importante manter enfeites frágeis, fios de luz e itens pequenos fora do alcance dos animais. Após as festividades, descarte copos plásticos, guardanapos, objetos decorativos e outros itens de maneira segura para evitar riscos.

Fique atento para o risco de fugas

Com a maior circulação de pessoas, é comum que os animais se sintam desorientados e, eventualmente, tentem escapar. Colocar um microchip em uma clínica veterinária com as principais informações do pet ou uma plaquinha de identificação com o nome e o telefone de contato do tutor facilita seu retorno em caso de fuga. Ao final da festa, verifique se o animal está seguro antes de se despedir dos convidados.

Observe o comportamento do pet

Cada animal reage de forma diferente à agitação das festas. Gatos e cães podem se comportar de maneiras distintas diante de visitas ou barulhos, por isso, é importante observar o comportamento do pet e garantir que ele tenha um espaço tranquilo e reservado, com água e alimento disponíveis, caso prefira se afastar da movimentação.

Prepare o pet para viagens

Planejar uma viagem com antecedência é importante para preservar o conforto e a segurança do pet. Consulte um Médico-Veterinário para verificar se a saúde do animal está em dia e se ele possui todos os documentos necessários, como a carteira de vacinação atualizada. Em trajetos de carro, o gato ou cão deve sempre ser transportado em caixa de transporte individual ou com peitorais e guias adaptadas para fixá-lo ao veículo, além de ter pausas regulares para hidratação e descanso. Caso a viagem seja de avião, a companhia aérea pode informar sobre as normas para transporte de animais. Também é aconselhável levar ao destino alguns itens familiares, como a cama e os brinquedos, para ajudar na adaptação ao novo ambiente e redução do estresse. Se levar o pet não é uma opção, hotéis e pet sitters podem ser uma alternativa para manter os cuidados e deixá-lo em segurança.

Tenha um contato de emergência à mão

Ter o telefone de um Médico-Veterinário de confiança sempre disponível é uma precaução fundamental. Se o pet apresentar sinais de desconforto ou comportamento incomum, o profissional poderá orientar o tutor sobre a melhor forma de cuidar do animal.

Fonte: ROYAL CANIN®

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1102 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui