Idosos e jovens são os que mais viajam sozinhos pelo Brasil, mostra pesquisa

Viajar é muito bom, seja com a família, os amigos, em casal ou mesmo sozinho, ainda que alguns viajantes torçam o nariz quando a opção é desfrutar de um novo destino sem a companhia de ninguém. Apesar de ser uma opção que causa estranheza em algumas pessoas, dados do Ministério do Turismo apontam que o número de viajantes desacompanhados vem crescendo nos últimos anos, sendo que as mulheres são as que mais têm se aventurado nessa modalidade.

Uma pesquisa divulgada em 2017, com 2 mil famílias brasileiras, mostrou que 17,8% das mulheres pesquisadas tinham a intenção de viajar só, enquanto o índice entre homens chegava a 11,8%. A consultora de viagens Ana Carolina, da Flyworld Alphaville, na cidade de Campinas (SP), reforça a informação de que se trata de um número crescente: cerca de 25% das pessoas que buscam pacotes de viagens na agência estão interessadas em viajar sozinhas.

O perfil dos viajantes é composto de pessoas solteiras, com idades entre 18 e 24 anos, mas trata-se de uma realidade que vem se alterando. “Nos últimos anos, o número de idosos que procuram por excursões que possam fazer sozinhos aumentou significativamente, chegando até a mesma porcentagem dos jovens”, diz Ana Carolina.

Os destinos nacionais mais procurados são: Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). “O clima festivo de ambas as cidades, as diversas oportunidades de entretenimento, seja ele diurno ou noturno, são o que atraem o turista que viaja sozinho para esses locais, pois a chance de fazer novas amizades é imensa”, explica.

Para quem procura uma viagem internacional, os destinos mais escolhidos são Amsterdã, Praga, Barcelona e Copenhague. “Quando monto um roteiro para o cliente que opta por viajar sozinho, indico os melhores lugares para comer, horários dos metrôs/trens, valor dos tickets e horário de funcionamento dos principais passeios da cidade, entre outros. Dessa forma é possível se divertir muito e com segurança”, esclarece Ana Carolina.

Os viajantes que terão sua primeira experiência devem ficar de olho nas dicas de quem entende do assunto. “Quem vai viajar sozinho precisa planejar o roteiro e levá-lo impresso, por segurança. Fazer cópias dos documentos é importantíssimo, principalmente em viagens internacionais. Conhecer um pouco do idioma local facilitará a viagem, assim como hospedar-se em um hostel, onde é possível fazer amizades com mais facilidade. Tente levar o mínimo de coisas possível para sua mobilidade não ficar prejudicada e, acima de tudo, saiba administrar o seu dinheiro”, finaliza.

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1423 POSTS

Colunas

Vício em descongestionante nasal: o alívio que pode virar armadilha

Os descongestionantes nasais são uma solução comum para quem...

Tontura constante? Seu estilo de vida pode estar por trás do problema

Quando se fala em tontura, muitos pensam imediatamente em...

Vacinação em dia é cuidado essencial de proteção e segurança em viagens internacionais

É fundamental reforçar a atenção para os cuidados essenciais...

Artigos populares

Sexo no frio: médico dá dicas para esquentar a relação no inverno

O médico sexologista, Dr. João Borzinho, também listou alimentos...

Wine Weekend chega à 16ª Edição

Maior evento de vinhos direcionado ao consumidor final acontece...

PROMOÇÃO DA ARGENTINA EM SÃO PAULO

Com uma geografia de fazer inveja, a Argentina oferece...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui