A proporção de pessoas com mais de 65 anos que usa redes sociais nos Estados Unidos subiu de 2% em 2005 para 35% em 2015, segundo o Pew Research Center. A pesquisa foi diculgada no site Exame . Apesar do crescimento de mais de 17 vezes na última década, os idosos ainda são a faixa etária com menor proporção de usuários de sites como Facebook e Twitter.
Os idosos têm apresentado a curva de crescimento mais intensa dos últimos cinco anos. Apenas no último ano, a porção de idosos usando redes sociais cresceu 8 pontos percentuais – entre os mais jovens, o crescimento foi de 6 pontos percentuais.
De acordo com o estudo, 65% dos adultos norte-americanos estão conectados às redes, em 2005 eram apenas 7%. Os mais jovens, entre 19 e 29 anos, ainda dominam esse espaço, com 90% dessa população usando redes sociais. Entre pessoas de 30 a 49 anos, a proporção é de 77%. Pouco mais da metade (51%) de pessoas entre 50 e 64 anos também usam redes sociais.
A popularidade desses meios de comunicação, entretanto, não é tão uniforme e democrática. O sucesso dessas ferramentas varia de acordo com idade, grau de escolaridade e condições socio-econômicas da população.
Fonte: Exame