Instituto Mazzaropi mantém viva a memória de um dos maiores cineastas do país

Não há como falar do cinema brasileiro, cujo dia foi comemorado em 19/6, sem lembrar de Amácio Mazzaropi, que, mesmo após 36 anos de sua morte, em 13 de junho de 1981, ainda é conhecido por trazer às telonas a figura do caipira brasileiro. Grande parte de seu legado artístico deve-se ao trabalho de preservação realizado pelo Instituto Mazzaropi, criado em 2000 com o objetivo de divulgar a história e o trabalho do cineasta e que, ao longo do ano, promove diversas ações ao redor do País, como exposições, exibições de filmes e parcerias com prefeituras e outras instituições.

Além de manter o Museu Mazzaropi, que reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do também ator, produtor, diretor, empresário e comediante e que fica no terreno onde ele gravou algumas produções, em Taubaté (SP), o Instituto promove parcerias com emissoras de televisão para a exibição de clássicos do cinema nacional dirigidos por ele, bem como a cessão de direitos para a inclusão das peças de Mazzaropi em mostras e exposições Brasil afora.

Outra maneira de resgatar a história do cineasta e colocá-la à disposição do público é incentivar que as novas gerações conheçam seu trabalho. Para isso, o Instituto concede visitas gratuitas ao Museu para estudantes de escolas públicas e promove anualmente a Semana Mazzaropi em Taubaté, São Paulo e outras cidades, com ações que visam preservar a memória e a extensa lista de trabalhos do artista que imortalizou o personagem Jeca Tatu e que incluem exibição de filmes, shows, visitas ao Museu, peças de teatro, mesas redondas e oficinas gratuitas ao público.

O reconhecimento a Amácio Mazzaropi como grande difusor da cultura caipira brasileira também pode ser visto na nova peça publicitária da Coca-Cola, que relaciona a imagem do cineasta com a temática junina. O vídeo “Leva Essa – Festa Junina” está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HSN46DBVOdc

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui