Meditação ajuda a lidar com situações comuns do dia a dia

O dia a dia de qualquer pessoa é repleto de pequenos desafios que ditam o ritmo e a qualidade de vida. Matar um leão por dia cansa e às vezes precisamos de uma ajuda para conseguir seguir esse ritmo acelerado que a rotina nos impõe. Mas a quem recorrer? Receber um conselho de amigos e familiares é bacana, mas não diminui o peso que a vida exerce em nossas costas.

A meditação tem como objetivo diminuir a intensidade dos pensamentos até o mínimo possível, chegando muito próximo do pensar em nada, ou mesmo direcionando para um pensamento específico, o que produz uma profilaxia mental, servindo para a manutenção cerebral. A prática é recomendada a todos que desejam ter uma mente harmonizada e equilibrada, podendo assim extrair o máximo da capacidade cerebral diariamente.

Veja situações cotidianas que a meditação se apresenta como uma aliada:

• Insônia: só quem termina o dia exausto e não consegue pregar os olhos sabe como a insônia é desesperadora. Dormir é uma necessidade básica do nosso organismo e o sono passa a ser boicotado pelas preocupações, ansiedade ou por qualquer outra demanda do externo. Contar carneirinhos não adianta, mas a meditação entra como ferramenta eficaz no combate da insônia, pois promove o relaxamento e conexão com o presente.

• Depressão: segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. Além disso, a Organização projeta que em 2030 a depressão será o mal mais prevalente do planeta, à frente do câncer. Acordar sem energia pela manhã, ter pensamentos negativos em excesso, nunca se sentir feliz, falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, isolar-se com frequência são alguns sinais dados por pessoas depressivas.

A depressão é uma doença que tem tratamento, que deve ser feito com acompanhamento de um médico psiquiatra e um psicólogo, e pode ser controlada a fim do paciente ter uma vida social ativa e comum por meio de terapias alternativas, como a meditação que proporciona relaxamento e autoconhecimento.

• Ansiedade: a ansiedade está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, prova disso é que cerca de 23% dos brasileiros passa por algum quadro de transtorno ansioso em algum momento da vida, aponta um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ansioso normalmente está com a mente no futuro, por isso a mudança de hábitos é essencial. Conectar-se com o presente por meio da meditação ou de pequenos exercícios rotineiros é uma forma efetiva de controlar a ansiedade. Esvazie a mente e concentre-se no presente.

• Estresse: situações cotidianas como trânsito, filas no banco ou algo que sai do planejamento é motivo para muito nervoso? A meditação tem eficácia no relaxamento e autorreflexão. Pratique-a todos os dias antes de começar o dia e sentirá o impacto no controle do estresse diário.

• Desemprego: cerca de 14 milhões de pessoas lidam com o desemprego e o futuro incerto. Quem ainda tem sua vaga garantida em alguma empresa sente-se ameaçado pelo fantasma que assombra boa parte dos brasileiros em uma das maiores crises enfrentadas nas últimas décadas. A situação coloca os nervos de qualquer pessoa à flor da pele, o que compromete o desempenho em entrevistas de emprego e na resolução de problemas diários. Com objetivo de desacelerar e proporcionar clareza e racionalidade na resolução das questões relacionadas ao desemprego, a meditação apresenta-se como alternativa eficaz.

A resolução de todos os problemas está em nossas mãos, mas a meditação é uma ferramenta aliada da mente que proporciona autoconhecimento, reflexão e relaxamento que são características fundamentais para a tomada de decisão e mudança de vida.

*Pantrus é uma plataforma online de meditação guiada feita para quem já conhece as próprias dificuldades e deseja resolver com os recursos da meditação. Saiba mais através do site

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui