Minas recebe nova Rota, Céu de Montanhas, que vai fomentar o turismo rural 

A Rota é composta por 39 empreendimentos e oferece diversas opções de produtos, serviços e vivências como café com prosa no Assentamento Pastorinhas, imersão sensorial na Cachaçaria Itinerante e oficina de cerâmica com técnicas de modelagem, dentro outras

A cidade mineira de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte abriga muitas belezas naturais, gastronômicas e riquezas culturais que impressionam quem visita a região, seja de carro, moto ou bike. E ela tem muito mais a oferecer em vivências singulares para quem decide conhecer mais a fundo esse lugar cercado por um céu de montanhas que já se tornou uma referência de grande potencialidade turística no país, pois é sede do maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim. Para valorizar essa vocação e fomentar o turismo rural, o Instituto Cultural Vale, em parceria com os produtores locais, lança a Rota “Céu de Montanhas”, com inúmeras vivências singulares na região de Brumadinho.

A rota “Céu de Montanha” conta com, aproximadamente, 39 empreendimentos, que englobam um grande acervo de atrativos culturais e gastronômicos, formando um leque de vários aromas, texturas e sabores. Ela fica a 40 minutos da capital mineira, e passa pelos distritos de Aranha, Casa Branca, Piedade do Paraopeba e Palhano.  Entre as atrações gastronômicas destacam-se: a Cachaçaria Itinerante, um bistrô de bebidas inusitadas comandado por Marcela Azevedo que oferece imersões sensoriais; a bolaria Sabores do Vale com quitutes únicos preparados por um grupo de produtoras locais e o restaurante fazenda, Rancho do Peixe, que é uma referência na cidade por pratos, como a truta defumada, e por seu ambiente rural e acolhedor.

Para facilitar o acesso à Rota foi criado um catálogo virtual com informações sobre todas as atividades disponíveis no “Céu de Montanhas”. Essa coletânea que reúne todas as vivências conta com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. O guia digital que pode ser acessado através do link: https://ceudemontanhas.com.br/, foi criado para conectar os turistas às experiências turísticas disponíveis nos mais diversos tipos de empreendimentos da região, como pousadas, restaurantes, artes e artesanato, saúde e bem-estar, dentre outros, e assim, potencializar as oportunidades de negócios dos produtores locais.

O Céu de Montanhas oferece uma variedade de vivências como gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música. Entre as opções disponíveis para o turista vivenciar na região estão visitações ao polo ceramista de Brumadinho, para oficina de cerâmica onde será ensinado sobre as técnicas de modelagem; café no Assentamento Pastorinhas com delícias regadas com muita prosa e história de mulheres que trazem em sua bagagem ancestralidade, territorialidade e produtividade e oficina de . Fruto da colaboração da Comissão de Organização para o Fomento do Turismo de Brumadinho, a rota conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, da Rede Terra e de empreendedores locais. Para obter mais informações sobre a rota, acesse: https://ceudemontanhas.com.br/

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui