Mostra interativa promove integração com a arte através do uso dos sentidos

Touch Art – A Expressão da Empatia, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. A mostra vai reunir trabalhos de 19 artistas onde o público poderá interagir com as obras para senti-las através do olhar, do toque e do abraço. A proposta da mostra é estimular o visitante para que use seus sentidos para perceber os detalhes, se envolver com as texturas, formas, relevos e nuances de cada peça e experimentar a sensação de inclusão, como se fizesse parte dela.

“Touch Art quer apresentar a arte na fronteira tênue e singular que integra objeto e observador através da comunhão dos sentidos, onde o visitante pode interagir com a obra e interpretá-la conforme as suas sensações. A mostra quer trazer o valor da empatia como uma atitude positiva de convivência e respeito entre as pessoas usando a arte como um caminho para que elas possam exercer esse dom humano, tantas vezes sufocado, no modo instantâneo de se colocar no mundo”, explica Lais Barros, curadora da exposição.

Além de proporcionar uma experiência única e imersiva por meio do toque nas esculturas, quadros e objetos táteis, a mostra também quer impactar positivamente a vida de pessoas com algum tipo de deficiência, promovendo a conscientização do público sobre suas necessidades e contribuindo para ações que promovam a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.

“Touch Art quer provocar um diálogo significativo que estimule o visitante a refletir sobre a questão da inclusão, apontando a importância de iniciativas que possibilitem melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas com algum tipo de deficiência. Ao reunir artistas consagrados e novos talentos, Touch Art mostra que a oportunidade é para todos”, acrescenta.

A exposição é gratuita e prevê a doação de 10 % do valor da venda de cada obra para a Instituição Laramara, que tem como missão apoiar o desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio do Atendimento Especializado, de Ações de Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos.

Serviço:

Data: de 19 a 29 de outubro

Horários: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16 h

Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo

Entrada gratuita

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui