Nesse final de semana acontece o 44º Tanabata Matsuri, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Mais de 200 mil pessoas são esperadas no bairro da Liberdade no próximo final de semana. O lugar, considerado um dos mais turísticos de São Paulo, e famoso principalmente por abrigar a maior comunidade japonesa fora do Japão, vai receber a 44ª edição do Tanabata Matsuri.

O evento, realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), é considerado a maior celebração de rua do mundo e acontece nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h, na Praça da Liberdade.

O Tanabata Matsuri também é conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, simbolizando uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos que conta a história do casal de estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Durante o festival, há programação cultural gratuita incluindo shows musicais, danças folclóricas, arte, oficinas, apresentações dos tradicionais tambores Taikô, entre outros atrativos típicos. Além disso, dois shows inéditos prometem marcar a edição de 2023, com cantores vindos pela primeira vez do Japão para o Brasil: Hiroaki Karimata e Aika Honma.

A tradição dos Tanzakus

O Tanabata Matsuri também chama a atenção de visitantes do Brasil inteiro pelos Tanzakus, fitas coloridas onde os visitantes escrevem seus pedidos e, ao final do festival, passam por uma cerimônia Xintoísta onde são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair, segundo a lenda.

As fitas são confeccionadas em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui