O Brasil que surpreende em todas as idades

Posso percorrer a mesma estrada que passei aos 20 anos. Posso chegar à mesma cidade que conheci aos 40 ou atravessar aquela mesma região que cruzei aos 50. Se tenho agora mais de 60 aniversários no bolso, poderia imaginar que as possibilidades do novo estão reduzidas, ainda mais considerando o tanto que já viajei por esse mundo.

Mas nunca é isso que os caminhos do Brasil profundo mostram, pois a cada jornada, novas paisagens, cenários e culturas evidenciam nossa diversidade geográfica, ambiental e cultural, e por consequência, destacam o enorme potencial de desenvolvimento do turismo brasileiro, sobretudo, o de Natureza. E foi o que aconteceu nas últimas semanas, quando viajei de carro, para participar de alguns eventos pelo sul do Brasil. Primeiro Foz do Iguaçu, no Paraná, onde realizamos o 21o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit. Nesta edição, comemorando os 20 anos da associação.

No caminho, aproveitamos para visitar a cidade de Prudentópolis-PR. Uma cidade com belas paisagens naturais, turismo de aventura e natureza em cachoeiras gigantes e forte presença de imigrantes ucranianos.

Durante a visita, nossa equipe foi acolhida e hospedada na RPPN Ninho do Corvo, um associado Abetano na cidade. Nossa viagem prosseguiu até Foz do Iguaçu, e já na abertura do Abeta Summit, um magnífico pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu encantou os presentes e inspirou uma intensa troca de informações, experiências e relacionamentos que marcaram a comemoração dos 20 anos da entidade. Mas a viagem não parou.

Seguimos para o Festuris em Gramado, no Rio Grande do Sul, e no caminho, encontramos as águas termais de Marcelino Ramos-RS, na região do Alto Uruguai. A experiência de águas quentes naturais sempre me apraz. A cura pela água quente é certeira e realmente acalma a alma e relaxa nossos corpos.

Em Gramado, ótimas conexões na feira de turismo e admiração pelos gaúchos, que estão conquistando uma recuperação extraordinária após os desastres ambientais de 2024.

Seguimos pela região através da Serra até cruzar a divisa com Santa Catarina, onde nossa equipe foi acolhida na serra do Rio do Rastro, numa parada de descanso fenomenal com vistas para o Parque Nacional de São Joaquim e bons vinhos produzidos no planalto catarinense. Por fim, terminamos a jornada voltando para a cidade de São Paulo a tempo de participar da terceira edição do Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Esse roteiro foi em parte programado, em parte improvisado, mas sempre encantado. O encanto serve a todas as idades, mas talvez a nossa seja a mais privilegiada porque temos memórias afetivas ainda de ser criança banhando em rios, rolando na areia da praia, dormindo ao relento, pescando, trilhando, plantando, acampando com nossos familiares e amigos.

Então nossas descobertas de hoje se misturam a afetos, refinando o bem-estar. Nosso dever é retribuir esse privilégio e levar as crianças para a natureza. Plantar nelas o amor pelo ambiente natural e todo bem-estar psíquico, motor, físico e até espiritual que ela tem a nos oferecer.

Viva mais ao ar livre com as crianças. Aproveite seu tempo livre em boa companhia, convide as crianças e os mais jovens da sua família para aventuras junto a natureza, sem limite de idade e com grandes descobertas.

A natureza nos transforma para melhor. Aproveite a jornada!

Luiz Alberto Del Vigna – diretor executivo da Abeta

Inscreva-se

Nossos colunistas

475 POSTS
1763 POSTS

Colunas

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Alerta para esses medicamento

A população idosa é mais vulnerável a certos medicamentos,...

Saiba o que a falta de proteína pode causar no seu corpo

A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o...

Check-up vacinal para começar 2026 em dia

Todo começo de ano traz aquele impulso de “cuidar...

Artigos populares

Previsões Gerais para os Signos em 2026

Vamos observar como os signos podem ser impactados pelas...

2026: o ano em que o autocuidado se torna destino de viagem

O bem-estar deixou de ser apenas um hábito da...

Castelo em Balneário Camboriú convida o público a viver uma experiência inédita

Algo incomum está prestes a acontecer em Balneário Camboriú...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui