Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade atualmente – Especialista alerta como se prevenir

De acordo com o Prof. Dr. Durval Ribas Filho- Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA) e Presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, a prevenção é o caminho mais eficaz para combater a obesidade.  O especialista destaca que, ao incorporar certos hábitos, no dia a dia, é possível prevenir a doença e contribuir para uma melhor saúde física e mental. Ele ensina por onde começar estas mudanças.

Quais os Melhores Hábitos para Prevenir a Obesidade?

Esta semana, em 04 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Obesidade. Mais um momento para lembrar que a obesidade é uma doença crônica e não apenas uma questão estética. É uma condição complexa, influenciada por fatores genéticos, ambientais, metabólicos e emocionais e atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os números são alarmantes: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade atualmente, incluindo 650 milhões de adultos e quase 40 milhões de crianças. No Brasil, cerca de 25% da população adulta é obesa, e mais de 53% está com sobrepeso, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, docente da pós-graduação CNNUTRO e coautor do livro “Obeso Acolhido” (2021), a prevenção é o caminho mais eficaz para combater a obesidade.  O especialista destaca que, ao incorporar certos hábitos, no dia a dia, é possível prevenir a doença e contribuir para uma melhor saúde física e mental.

Priorize uma Alimentação Equilibrada: Prefira alimentos naturais, ricos em fibras, proteínas magras e gorduras boas, reduzindo ao máximo, o consumo de açúcar e ultraprocessados.

Não Pule as Refeições: Comer em horários regulares ajuda a manter o metabolismo equilibrado e evita episódios de compulsão alimentar. O jejum prolongado, sem acompanhamento médico, pode aumentar a fome e levar ao consumo exagerado de calorias em uma única refeição.

Saia do Sedentarismo:  A OMS (organização Mundial de Saúde) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana para os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia, para crianças e adolescentes.

Busque um Sono de Qualidade:  Dormir bem regula hormônios importantes para o metabolismo e ajuda no controle do apetite.

Hidrate-se Sempre:  Beber entre 1.5 e 2 litros de água por dia, auxilia na digestão, controle do apetite e funcionamento do organismo.

Evite Dietas Restritivas: Promessas de emagrecimento rápido, sem orientação, aumentam o risco de recuperar o peso perdido, com o chamado “efeito sanfona”.

Faça Check-ups Regulares:  Monitorar a saúde garante uma prevenção adequada com a realização de exames regulares, para acompanhar os níveis de glicose, colesterol, triglicérides, pressão arterial e outros marcadores metabólicos, principalmente se houver histórico familiar de obesidade.

Atenção à Saúde Mental:  O acompanhamento psicológico é fundamental para combater transtornos alimentares, ansiedade e compulsão alimentar.

E como tratar a Obesidade?

É sempre um desafio que exige um acompanhamento médico contínuo, por se tratar de uma doença crônica.  O Prof. Dr. Durval Ribas Filho explica que o protocolo é baseado na chamada Pirâmide do Tratamento das Doenças Crônicas, que requer diferentes estratégias e terapias. “Nessa pirâmide temos uma base, que inclui o plano alimentar, dietoterapia, atividade física, mudanças cognitivas e comportamentais. Quando essa base não funciona, temos que subir um patamar e adotar a farmacoterapia. Atualmente dispomos de diversos medicamentos que, aliados a uma alimentação saudável e atividade física, podem devolver ao obeso uma melhor qualidade de vida. Em último caso, recorremos à cirurgia bariátrica”, conclui.

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1341 POSTS

Colunas

Dor de cabeça; quando procurar ajuda?

Popularmente conhecida como "dor de cabeça", a cefaleia tem sido uma...

Como cuidar da pele nos dias mais frios

Rotinas de Skin Care deve ser adaptada para os dias...

Outono exige atenção redobrada

Com a chegada do outono, é comum que os...

Você sabe o que é distonia?

A estimativa é que mais de 65 mil pessoas...

Artigos populares

Dopamine Land: experiência multissensorial

Em uma sequência de instalações coloridas e brilhantes, a...

Já pensou em ir para Córdoba ?

Córdoba é segunda maior cidade da Argentina, localizada no...

Trabalhar depois dos 50? Veja dicas valiosas para começar!

Começar um negócio na maturidade pode parecer desafiador, mas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui