Obra revela de forma bem minuciosa o cotidiano de quem tem Alzheimer

“O que eu seria se minha biografia desaparecesse da minha mente, apagando todas as pessoas, os lugares, os conhecimentos?” Essa foi a pergunta que deu início ao processo criativo de Ausência.” As histórias vividas compõem a essência existencial das pessoas e as memórias preservam identidades. Como continuar a viver sem lembrar-se de quem é?

A emocionante narrativa contada em Ausência relata o grande encontro entre: Daniel, um neuropsiquiatra; Ervin de Apolinário, um conceituado professor universitário, com Alzheimer; e sua filha, a psicóloga Natasha. Uma trama emocionante que destaca os aspectos emocionais vividos por todos aqueles envolvidos pela doença: pacientes, familiares, equipe médica.

Ervin se vê aos poucos perdendo toda a sua bagagem cultural, acadêmica e suas referências sobre si mesmo, o que lhe causa muito sofrimento e produz muitas dificuldades. Daniel atende e acompanha os progressos do distúrbio de Ervin, porém a doença neurodegenerativa o faz reviver dolorosas lembranças do passado, a convivência com a avó, acometida pela mesma enfermidade. Como se essa carga emocional não bastasse, Daniel se envolve em uma paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, que poderá desestruturar sua dinâmica familiar e seu casamento.

Um encontro de personagens aparentemente situados em lados opostos do distúrbio, mas que partilham mais do que se pode esperar. Dramas pessoais, dificuldades éticas e existenciais se entrelaçam nesta comovente reflexão sobre o papel da memória na existência.

Sucesso de vendas no Brasil (já em sua terceira edição) e na Itália, a obra aborda o caráter dinâmico e efêmero da vida. A autora escreveu o romance a partir da compreensão da dificuldade de ver quem ama ir embora aos poucos, do inconformismo de perder uma pessoa que continua viva. Flávia constatou a importância de criar memórias e estar verdadeiramente presente nos momentos especiais da vida.

Ausência é um romance essencialmente humano, que proporciona aos leitores uma reflexão e uma releitura sobre a forma de ver a vida, e os faz pensar sobre as ausências que experimentam e aquelas que proporcionam, nas próprias memórias e nas vidas de quem amam.

 

Editora: Via Leitura
Preço: R$ 43,00
Número de páginas: 256

Inscreva-se

Nossos colunistas

Ana Carolina
475 POSTS
Patricia Campos
1810 POSTS

Colunas

Viagens longas precisam de cuidados anteriores

Planejar uma viagem vai muito além de escolher o...

Saúde Mental: A necessidade de quebrar tabus

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde...

Dez exames que devem fazer parte do seu chek-up

Nada melhor do que começar o ano sabendo que...

Óculos de sol – um amigo do dia a dia

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em todas...

Artigos populares

Seychelles um dos destinos mais desejados de 2026

Conhecida mundialmente por suas águas límpidas e praias de...

Carnaval com frevo

Durante o Carnaval, o The Westin Porto de Galinhas...

Carmen Miranda no palco

Carmen Miranda nasceu no dia 9 de fevereiro de...

6 princípios fundamentais para transformar metas em realidade

Todos os fins de anos, metas são criadas com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Secret Link