Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro

Com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo desse ano convida toda a comunidade a refletir, honrar e cuidar das gerações que vieram antes, pois o futuro é construído sobre os alicerces da memória e da resistência.

“Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas”, comenta Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP. Esse ano a Parada será um ato de referência a quem veio antes de nós. Se a juventude hoje consegue usufruir de direitos ganhos, foi por conta das pessoas que lutaram antes de chegarmos“, complementa o presidente.

Cláudia Garcia, vice-presidenta da ParadaSP, começou seu trabalho de militância LGBT+ em 1980 e dá um recado às novas gerações: “É um orgulho para mim ver a juventude LGBT+ se expressando hoje em dia, algo que não pudemos fazer no passado. Prestem atenção na história e no que a gente passou. Não se sintam vitoriosos, porque a guerra nunca acaba e só venceremos quando houver leis no nosso país que criminalizem a LGBTfobia”.

Sobre medidas de inclusão e acessibilidade, a ParadaSP contou com intérpretes de Libras em suas principais atividades, além da promoção de acessibilidade comunicacional e de espaços acessíveis, com rampas e pistas adaptadas. Houve também áreas reservadas para pessoas com deficiência, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos pudessem desfrutar da Parada com o maior conforto possível. Além disso, pontos de acolhimento ofereceram áreas de descanso e banheiros adaptados, com voluntários disponíveis para dar suporte.

Materiais impressos acessíveis e com linguagem acessível também foram formulados, considerando a globalidade de deficiências, sejam elas motoras, visuais, auditivas, intelectuais ou sensoriais. As atividades e os treinamentos contaram com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Inscreva-se

Nossos colunistas

470 POSTS
1686 POSTS

Colunas

Chorar faz bem

Chorar faz bem para a saúde, pois é uma forma natural de expressar emoções e pode ajudar a aliviar o stress e promover...

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Artigos populares

Inscritos no ENEM com 60 anos cresceu 191%

Busca do público 60+ pelo ensino superior reflete em...

Lenços que une força, elegância e emoção

Em preto e off white, Race Me reflete o...

7 dicas para identificar um sorvete de qualidade

sorvete é uma das sobremesas mais queridas do país...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui