Que tal passarinhar?

 

A cada dia mais pessoas estão descobrindo o prazer de passarinhar. Denominado também de “birdwatching”, apaixonados por pássaros cruzam fronteiras em busca de uma espécie rara, mas no dia a dia, passeios para passarinhar podem ser divertidos, além de uma ótima forma de aguçar sentidos.

Existem agências especializadas nesse tipo de turismo, porém é possível fazer observação em pequenos grupos de amigos ou mesmo sozinho.

Geralmente parques urbanos são um bom lugar para iniciar a prática, que depende apenas de paciência, atenção aos movimentos nas árvores, ouvidos abertos para os sons e um binóculo.

Em alguns locais, como o Parque do Instituto Butantã, há monitores que além de emprestarem o equipamento, orientam sobre a espécie avistada – no local já foram vistas cerca de 120 espécies. Os encontros do “#vempassarinhar” têm duração aproximada de uma hora e meia e são gratuitos, e a programação pode ser encontrada no www.facebook.com/observatoriodeavesibu.

Para reconhecer o tipo das aves, a prefeitura lançou um guia, com detalhamento de todos os pássaros já catalogados na cidade de São Paulo, que você pode acessar pelo link abaixo. prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/publicacoes/guia_aves.pdf  ou https://issuu.com/svmasp/docs/guia_aves

O melhor horário para os avistamentos é na parte da manhã, quando os pássaros “despertam” para iniciar seu dia. Nesse horário há uma movimentação maior em busca de alimentos.

É possível começar a passarinhar até mesmo pela janela do apartamento, ficando atento e porque não os atrair colocando um pequeno comedor com frutas como mamão e banana.

Passarinhar é além de um excelente passeio, uma forma de trabalhar a ansiedade, se movimentar, criar um contato mais próximo com a natureza  e criar um novo grupo de amizade.

Por Patricia de Campos

Inscreva-se

Nossos colunistas

475 POSTS
1763 POSTS

Colunas

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Alerta para esses medicamento

A população idosa é mais vulnerável a certos medicamentos,...

Saiba o que a falta de proteína pode causar no seu corpo

A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o...

Check-up vacinal para começar 2026 em dia

Todo começo de ano traz aquele impulso de “cuidar...

Artigos populares

Previsões Gerais para os Signos em 2026

Vamos observar como os signos podem ser impactados pelas...

2026: o ano em que o autocuidado se torna destino de viagem

O bem-estar deixou de ser apenas um hábito da...

Castelo em Balneário Camboriú convida o público a viver uma experiência inédita

Algo incomum está prestes a acontecer em Balneário Camboriú...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui