Peru e México no Festival de Gastronomia e Cultura: opção no feriado da independência no Mercadão de SP

Com entrada gratuita, evento acontece em 08 e 09 de setembro, das 10h às 16h, no espaço de eventos do Mercado Municipal Paulistano.

A 7ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura (FGC) do Mercadão de SP, que está ganhando o coração dos paulistanos, brasileiros e estrangeiros, em setembro vai trazer atrações do Peru e do México, com deliciosa gastronomia, intervenções artísticas e artesanatos para compra.

O evento, realizado pela Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, em parceria com a Prefeitura de São Paulo recebe apoio, nesta edição, do Consulado do Peru em São Paulo, do Museu da Imigração e da Fundação Theatro Municipal. A 7ª edição acontece no espaço de eventos do Mercadão, em 08 e 09 de setembro, das 10h às 16h. Homenageando a cada mês um país diferente, o festival é uma oportunidade de lazer para quem estiver em São Paulo no feriadão da Independência.

As já tradicionais barracas de comidas e artesanatos trarão a riqueza de sabores e souvenires dos países latinos, muito conhecidos pela força cultural e pratos muito apreciados pelos brasileiros, como o ceviche, arroz com mariscos, alfajores, chaufa misto e rosquitas de anis (Peru) e tacos, chilli e drinks.


Para quem quiser conhecer – e levar para uma lembrança típica, o FGC terá à disposição dos visitantes artesanatos dos países homenageados.  

Para as atrações artísticas, muita música e danças típicas. As atrações do Peru serão apresentadas com danças da Costa, com Marinera do Norte e Tondero; da Serra, com Huaylas, e Afroperuana, com Festejo, além disso, show ao vivo com instrumentos típicos peruanos.

Na homenagem ao México, os visitantes poderão curtir o som do Quarteto Sol Nascente e muitas músicas latinas com a DJ Flávia Durante.

O FGC é um evento aberto ao público, com entrada gratuita, que acontece no espaço de eventos do Mercadão, na rua Cantareira, nº 306, Centro Histórico de São Paulo, capital paulista.

“As últimas edições foram marcadas por um crescimento importante de participações do público em geral e isso nos mostra que estamos no caminho certo. Nossa proposta é oferecer mais diversidade, cultura e lazer para a população, dentro de um espaço que já é reconhecido como a maior experiência gastronômica do mundo, o nosso Mercadão”, afirmou Aldo Bonametti, diretor-presidente da Mercado SP.

Do Peru para o mundo – e do mundo para o Mercadão

Nesta edição, a parceria para a Experiência VIP no FGC será com o renomado chef Edgar Villar, que comanda o restaurante Rinconcito Peruano. Villar, que chegou ao Brasil em 2000, reproduziu a habilidade de cozinheiro que trouxe do Peru. Sua familiaridade com a gastronomia vem desde os 15 anos, dom que herdou de sua mãe e avó. Peculiar, a essência gastronômica do Rinconcito Peruano traduz a culinária que o chef vivenciou quando criança no Peru, adaptada ao paladar brasileiro. A base do tempero, fica por conta das pimentas peruanas (aji- panca, mirasol, rocoto e amarrilo), a gosto do cliente. As ervas andinas e os caldos (à base de carne, galinha, frutos do mar e vegetais) são os coadjuvantes que dão o toque final nas receitas.



Experiência VIP no Festival de Gastronomia e Cultura

O almoço acontece em 8 de setembro, das 12h às 15h, com menu à la carte que contempla entrada, prato principal e sobremesa. Para participar é preciso garantir o ingresso no Sympla, no valor de R$149,00 por pessoa, com bebidas adquiridas separadamente, ou no dia do evento.

Essa será uma experiência inédita no FGC, já que o chef criou um menu exclusivo para esta edição, com apresentação de pratos que não estão disponíveis no seu restaurante. De acordo com o chef Villar, esse é um convite para viajar nos sabores e tradições peruanas.
 

OPÇÃO 1 – Ceviche Pescado


Entrada: Ceviche Pescado (Tiras de pescado temperado com pimentas peruanas e suco de limão, finos cortes de cebola acompanhado de batata doce, batata e cancha milho peruano).

Prato Principal: Quinoto com Saltado Mar y Tierra (Quinua cremosa em salsa de casa, acompanhado de tiras de filé mignon flameado e frutos do mar temperados com salsa oriental).


Sobremesa: Suspiro Limeño (Doce de leite fino com um toque de licor e complementado com um merengue macio e um toque de canela em pó).

OPÇÃO 2 – Solterito de Camarones


Entrada: Solterito de Camarones (Mistura de vegetais, com toque de queijo fresco, azeitona e camarões com peruano).

Prato Principal: Salmon Grellado en salsa de hierbas andinas (Filé de Salmão grelhado em uma deliciosa salsa de ervas andinas. Acompanhada de batata peruana, oca e mistura de vegetais).

Sobremesa: Torta três Leches (Biscoito umedecido, ao molho 3 leites: leite fresco, leite condensado e creme de leite e confeitado com chantilly).

OPÇÃO 3 – Timbal de Quinua (Vegetariana)


Entrada: Timbal de Quinua (Mistura de Vegetais em corte brunoisse, acompanhado de nossa ancestral quinua, com toques de limão).

Prato Principal: Arroz cremoso con salteado de cogumelos (Arroz em uma fina camada de queijo andino, salteado com mix de cogumelos e vegetais em uma salsa de cogumelos).

Sobremesa:  Suspiro Limeño (Doce de leite fino com um toque de licor e complementado com um merengue macio e um toque de canela em pó).



SERVIÇO

Festival de Gastronomia e Cultura – Edição Peru e México

Mercado Municipal Paulistano – Mercadão

Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

Data: 08 e 09 de setembro

Horário: das 10 às 16h

Entrada gratuita


Experiência VIP Gastronômica – Rinconcito Peruano

Mercado Municipal Paulistano – Mercadão

Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

Data: 08 de setembro

Horário: das 12h às 15h

Valor: R$ 149,90 por pessoa – ingresso no Sympla

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui