Potencial Subestimado

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Na Europa e Estados Unidos, os consumidores da maturidade são chamados de “diamantes”, tamanho a importância. Em Portugal são considerados a santíssima trindade do turismo. Isso porque viajam fora de temporada, gastam mais e ficam mais tempo no destino.

Há anos, falo sobre o potencial do consumidor da maturidade no Brasil. Para ser específica, há quase 13 anos batalho para que o mercado  turístico dê mais valor a este segmento. E, ao que parece, o sinal verde acendeu no setor. Reconheço que, a passos lentos, de uns tempos pra cá, alguns indicadores começaram a sinalizar e demonstrar o tamanho do potencial mercado 60+.

Uma pesquisa recente publicada num dos mais conceituados veículos de publicidade e marketing, o jornal Meio & Mensagem, revelou que o consumidor 60+ se sente invisível para o mercado publicitário. Segundo a pesquisa, foram entrevistados 64% das classes ABC e 77% da C e D que não conseguiram mencionar marcas com as quais se conectam. Simplesmente porque não há marcas falando com este consumidor. E pior, as poucas que se dirigem ao público falam de remédios e doenças.

Em outra pesquisa recente realizada pelo Booking revelou que a cada 10 aposentados, sete querem aproveitar o tempo com viagens. De acordo com o levantamento, após se aposentar com alguma reserva financeira no banco, pessoas com 60 anos ou mais buscam conhecer novos lugares aproveitando diferentes oportunidades. Está foi a resposta de 77% dos viajantes brasileiros nessa faixa etária.

Vale lembrar que dos cerca de 210 milhões de habitantes do País, 37,7 milhões têm 60 anos ou mais, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Em 2060, um quarto da população terá mais de 65 anos.

Vejo empresas e instituições públicas e privadas tão engajadas ao movimento ESG, sustentabilidade, igualdade de gêneros, etnias, etc… que sem dúvida são pautas fundamentais.Mas falta também um olhar para uma população gigantesca de idosos que precisam de atenção em todos os sentidos. Estão aí, invisíveis e ignorados tanto pelo marketing quanto as ofertas específicas e qualificadas.

Por todas estas evidências que reforço a importância de entender e atender este consumidor. E se tem um setor com maior potencial para atuar com este público, sem dúvida é o turismo. Atenção agentes de viagens! Compreendam o mercado, estudem e busquem produtos que se adequam neste perfil. Aos destinos e equipamentos, mostrem o quão se importa em recebê-los. Criem estratégias e linguagem específicas.

Fica dica: se você não se sensibilizar sobre este tema, alguém fará antes de você.

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