Creatina: nutricionista esportivo esclarece as dúvidas e apresenta os benefícios

O nutricionista esportivo Dereck Oak esclarece as principais dúvidas sobre o uso da substância

Em alta no mercado de suplementos, a creatina é o item mais buscado pelos brasileiros que querem ganhar massa muscular e melhorar o seu rendimento esportivo. É o que aponta a edição de março do Radar Simplex, levantamento criado pela startup franco-brasileira Simplex, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do país e capta tendências através de uma plataforma de inteligência artificial. O suplemento está no ranking dos 10 produtos mais desejados, mas ainda é motivo de dúvidas pelos consumidores em relação às funcionalidades, dosagens e efeitos.

O nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak explica que poucas pessoas sabem que a creatina é uma substância naturalmente presente no corpo humano e ainda há muita mistificação em seu uso. “A creatina auxilia no aumento da capacidade de produção energia durante exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints. Além disso, também pode ajudar na recuperação muscular pós-treino, diminuir a fadiga e melhorar a capacidade de treino de resistência”, diz.

A substância está presente em fontes de proteínas animais como carne vermelha e peixe e segundo o Dereck Oak, é possível consumir creatina suficiente a partir de uma dieta equilibrada, mas, no caso de atletas que buscam melhorar seu desempenho, a suplementação é benéfica. “Especialmente para aqueles que realizam atividades de alta intensidade e de curta duração, como em treinos de musculação”.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação da creatina não traz riscos renais e hepáticos. No entanto, é importante sempre consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento. “Pessoas com problemas renais pré-existentes devem evitar a suplementação com creatina. Como todo suplemento, é necessário ter acompanhamento de um profissional qualificado, que indique as quantidades adequadas para cada e qual o objetivo do paciente. A dose recomendada de creatina, de acordo com estudos, é de 3 a 5 gramas por dia, e não há diferença na dosagem recomendada entre homens e mulheres”, reforça o profissional.

Além dos benefícios para os atletas profissionais e amadores, uso clínico do suplemento de creatina, também é utilizada em idosos e indivíduos na UTI, já que o ganho de tônus e capacidade muscular são evidentes em quem faz o uso da substância. Outro mito no uso da creatina é que seu uso leva a um aumento de peso. “Algumas pessoas acham que o uso da creatina engorda, mas o que acontece é a retenção de líquidos, pois a substância ‘envia’ água para dentro da célula. Mas este é um efeito temporário e não causa danos à saúde”, finaliza o nutricionista.

Dereck Oak é nutricionista clínico e esportivo, formado pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e pós-graduado em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício Físico pela USP. Atua há 5 anos no mercado de suplementos alimentares e esportivos, inicialmente trabalhando na área de marketing e depois como consultor de nutrição. Atleta amador de fisiculturismo e entusiasta de outras modalidades como corrida e natação. 

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui