Primavera das flores comestí­veis

A primavera é conhecida como a “estação das flores”, uma das mais bonitas do ano. Época onde as novas folhagens se abrem e proporcionam belas paisagens em campos, jardins e parques em todo o país. Além disso, as temperaturas mais amenas são ideais para o plantio de hortaliças e flores de diversos tipos e espécies. Mas, você sabia que nem só de beleza vivem as flores?

Algumas espécies, além de extremamente bonitas, têm conquistado cada vez mais espaço nas cozinhas do mundo todo, adicionando cor e sabor nos mais diversos tipos de pratos e receitas. Além de visualmente atrativas, essas flores fornecem ainda uma gama de benefícios para a saúde e são facilmente cultivadas em casa.

Para trazer esse conhecimento, Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção da ISLA Sementes, empresa brasileira com maior variedade de sementes de hortaliças, flores, ervas e temperos do Brasil, apresenta uma seleção especial de flores que podem compor uma refeição ao mesmo tempo bela e nutritiva e serem facilmente cultivadas na sua horta ou jardim.

Tipos de flores comestíveis
As flores comestíveis são comumente utilizadas em diferentes receitas na culinária, trazendo beleza, sabor e leveza a uma variedade de pratos. São muito utilizadas em saladas, bolos, farinhas, chás e até mesmo sendo cristalizada para criar enfeites comestíveis.

Crisântemo Carinatum Sortido – Cultivado há muitos anos, principalmente nos países asiáticos. É utilizado para a composição de chás benéficos para a pele, os olhos, fígado, entre outros órgãos.

Amor-perfeito – Espécie é delicada e, por possuir um sabor levemente adocicado, compõe sobremesas, saladas e sucos. Além disso, graças a sua suavidade, é uma ótima opção entre flores comestíveis para bolos e tortas.

Cravo – Uma das espécies mais utilizadas para a composição e decoração de saladas e bolos. Suas pétalas possuem um sabor levemente picante.

Flor de abóbora – Uma das flores comestíveis mais populares. Dotada de grande beleza e sabor pode ser frita, refogada ou mesmo ingerida crua, dependendo da receita.

Como cultivar flores comestíveis? 
Cultivar flores em casa não é uma tarefa difícil. O segredo está em escolher as espécies certas e que se adaptem melhor ao clima e ambiente de cultivo da sua residência. Grande parte dessas espécies preferem exposição ao sol e um solo bem úmido; contudo, evite o excesso de água para evitar que as raízes apodreçam. Ao invés de químicos, opte por métodos orgânicos de cultivo e controle natural de pragas como colocar plantas repelentes próximas às suas flores comestíveis.

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1453 POSTS

Colunas

Lipedema – Doença feminina atinge uma a cada 10 mulheres brasileiras

Neste artigo quero falar um pouquinho sobre o Lipedema,...

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Aprenda como as cores tem relação com os nutrientes nas frutas

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo...

Artigos populares

Hotel Monte Real em Águas de Lindóia

Julho é sinônimo de lazer e clima aconchegante em...

Bárbara, estrelado por Marisa Orth

As tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de...

Lipedema – Doença feminina atinge uma a cada 10 mulheres brasileiras

Neste artigo quero falar um pouquinho sobre o Lipedema,...

Sopas funcionais e saborosas para aquecer o inverno com saúde

Com a chegada do inverno, a alimentação desempenha um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui