Projeto premiado revoluciona saúde mental de idosos no Brasil

Terapia comunitária apresenta sensível melhora na saúde de pessoas idosas

A enfermeira Jussara Otaviano, mineira de nascimento e radicada em São Paulo, juntamente com o Instituto Afinando Vidas, realiza projeto de implementação da Terapia Comunitária com idosos na cidade de São Paulo, o qual chamou atenção em nível internacional, ganhando o Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia no mês de maio. Agora a enfermeira e o Instituto continuam realizando o projeto com pessoas idosas nos Hotéis Sociais e no próprio espaço do Instituto. 

Com uma abordagem terapêutica desenvolvida há mais de 30 anos pelo etnopisiquiatra cearense Adalberto Barreto, a técnica da Terapia Comunitária consiste em rodas de conversa nas quais são praticadas intervenções coletivas com o intuito de fortalecer os laços sociais, aproveitando os recursos da própria comunidade para a solução de problemas. Segundo a enfermeira, essas rodas de conversa ajudam os participantes a lidar com o sofrimento social, depressão e até mesmo doenças e dores no corpo.

O projeto de Jussara consiste em estabelecer o uso da TCI em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e também em Hotéis Sociais voltada para pessoas idosas atendidas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. 

As rodas de conversa acontecem todos os 2º e 4º sábados do mês, às 12h30, gratuitamente se inscrevendo no Instituto Afinando Vidas (R. Marquês de Itu, 95 -Vila Buarque) e também nos mesmos dias às 14h nos hotéis sociais Hotel Reinales (Alameda Barão de Limeira, 145), Hotel América do Sul (Praça Júlio Mesquita, 90) e Hotel Noblis (Rua Santa Efigênia, 72), somente para os hóspedes dos hotéis. 

Junto com as irmãs, Doralice Otaviano e Jurema Otaviano, além de outros profissionais, Jussara também faz parte do instituto Afinando a Vidas, um coletivo de terapias integrativas e comunitárias que também possui um olhar cuidado social e inclusivo. 

O projeto de Jussara não só ajuda a comunidade mas também é um polo formador de profissionais de diversas áreas para poder atuar nesse formato de terapia, deixando-a cada vez mais acessível e democrática. Segundo Luciana Hataiama, líder do júri e head de enfermagem da Vibe Saúde, que é parceira da organizadora da premiação no Brasil, “o projeto da Jussara nos mostra a terapia comunitária integrativa de forma inovadora, facilitando a participação dos pacientes da comunidade, capacitando mais profissionais a conduzi-la e podendo ampliar seu uso a idosos e pessoas com demência. É um trabalho multidisciplinar que promove resultados mais efetivos no cuidado, e uma troca valiosa”.

Premiação na Suécia

Todo ano é realizado o Prêmio de Enfermagem da Rainha Silvia da Suécia, o qual tem como objetivo buscar e premiar pessoas que atuam na área da enfermagem que estejam fazendo projetos revolucionários na área da saúde. Neste ano, o prêmio tinha foco nos idosos e o projeto de Jussara foi certeiro.

Jussara está entre uma das nove ganhadoras desse prêmio no mundo. E é a única brasileira e também a única mulher negra presente nas finalistas no Palácio Real de Estocolmo. Para Jussara, esta premiação traz uma série de simbolismos. “Representei na Suécia o SUS, o Sistema Único de Saúde Brasileiro, todos os profissionais de enfermagem e da saúde do Brasil, além da população negra e afrodescentente”, diz. 

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui