Projeto premiado revoluciona saúde mental de idosos no Brasil

Terapia comunitária apresenta sensível melhora na saúde de pessoas idosas

A enfermeira Jussara Otaviano, mineira de nascimento e radicada em São Paulo, juntamente com o Instituto Afinando Vidas, realiza projeto de implementação da Terapia Comunitária com idosos na cidade de São Paulo, o qual chamou atenção em nível internacional, ganhando o Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia no mês de maio. Agora a enfermeira e o Instituto continuam realizando o projeto com pessoas idosas nos Hotéis Sociais e no próprio espaço do Instituto. 

Com uma abordagem terapêutica desenvolvida há mais de 30 anos pelo etnopisiquiatra cearense Adalberto Barreto, a técnica da Terapia Comunitária consiste em rodas de conversa nas quais são praticadas intervenções coletivas com o intuito de fortalecer os laços sociais, aproveitando os recursos da própria comunidade para a solução de problemas. Segundo a enfermeira, essas rodas de conversa ajudam os participantes a lidar com o sofrimento social, depressão e até mesmo doenças e dores no corpo.

O projeto de Jussara consiste em estabelecer o uso da TCI em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e também em Hotéis Sociais voltada para pessoas idosas atendidas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. 

As rodas de conversa acontecem todos os 2º e 4º sábados do mês, às 12h30, gratuitamente se inscrevendo no Instituto Afinando Vidas (R. Marquês de Itu, 95 -Vila Buarque) e também nos mesmos dias às 14h nos hotéis sociais Hotel Reinales (Alameda Barão de Limeira, 145), Hotel América do Sul (Praça Júlio Mesquita, 90) e Hotel Noblis (Rua Santa Efigênia, 72), somente para os hóspedes dos hotéis. 

Junto com as irmãs, Doralice Otaviano e Jurema Otaviano, além de outros profissionais, Jussara também faz parte do instituto Afinando a Vidas, um coletivo de terapias integrativas e comunitárias que também possui um olhar cuidado social e inclusivo. 

O projeto de Jussara não só ajuda a comunidade mas também é um polo formador de profissionais de diversas áreas para poder atuar nesse formato de terapia, deixando-a cada vez mais acessível e democrática. Segundo Luciana Hataiama, líder do júri e head de enfermagem da Vibe Saúde, que é parceira da organizadora da premiação no Brasil, “o projeto da Jussara nos mostra a terapia comunitária integrativa de forma inovadora, facilitando a participação dos pacientes da comunidade, capacitando mais profissionais a conduzi-la e podendo ampliar seu uso a idosos e pessoas com demência. É um trabalho multidisciplinar que promove resultados mais efetivos no cuidado, e uma troca valiosa”.

Premiação na Suécia

Todo ano é realizado o Prêmio de Enfermagem da Rainha Silvia da Suécia, o qual tem como objetivo buscar e premiar pessoas que atuam na área da enfermagem que estejam fazendo projetos revolucionários na área da saúde. Neste ano, o prêmio tinha foco nos idosos e o projeto de Jussara foi certeiro.

Jussara está entre uma das nove ganhadoras desse prêmio no mundo. E é a única brasileira e também a única mulher negra presente nas finalistas no Palácio Real de Estocolmo. Para Jussara, esta premiação traz uma série de simbolismos. “Representei na Suécia o SUS, o Sistema Único de Saúde Brasileiro, todos os profissionais de enfermagem e da saúde do Brasil, além da população negra e afrodescentente”, diz. 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui