Quilombo Cafundó, a história e cultura de um povo.

Dica de um passeio diferente

O quilombo de Salto de Pirapora, região de Sorocaba (SP), teve sua origem em 1876, quando o proprietário da grande fazenda doa uma parte da terra a quinze negros que eram seus escravos e foram alforriados. Um deles, conhecido como Joaquim do Congo, dá início ao atual Quilombola.

Para semear ou produzir na grande extensão de terra recebida eram necessários muitos trabalhadores, assim, parte delas eram arrendadas ao longo do tempo ou realizados plantio de “a meia”. Se aproveitado da falta de leitura, muitos documentos foram fraldados e com o passar do tempo a área doada que era de 218 hectares, foi reduzida para apenas sete alqueires e meio.

A história contada através dos tempos pelos “griôs” (mais velhos) as novas gerações, fez com que por fim, o Quilombo entrasse na justiça pela posse legal na forma de “Uso Capião”, sendo o primeiro no país.

Com o passar do tempo e devido a segregação, muitos jovens deixaram o lugar, buscando na capital ou em outras cidades seu sustento, porém Regina Pereira, uma das matriarcas resistiu e permaneceu, mantendo inclusive a herança da língua mãe e seus costumes e cultura.

A reapropriação das origens passou a se dar, principalmente pelo trabalho realizado pelo então jovem de apenas 25 anos, retoma a agricultura no local, com base na plantação natural de seus antepassados. Aos poucos, outras famílias são contagiadas com a ideia e hoje, o Quilombo é o maior produtor de verduras e legumes orgânico/natural da região de Sorocaba.

Outros jovens retornaram, retomando costumes originários como as garrafadas e cura pelas plantas, o artesanato feito com produtos da terra e trouxeram ainda a inovação da estamparia natural, feita com folhas e raízes.

Hoje o Quilombo Cafundó é um local aberto para visitas, onde é possível conhecer sobre a cultura desse povo através das oficinas, degustando a gastronomia típica secular, e conhecer história que atravessaram o tempo e são transmitidas oralmente por gerações.

Para visitar é necessário fazer agendamento pelo WhatsApp (15) 9 9623.8918

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui