O premiado monólogo Nasci pra ser Dercy, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século 20. Desde a estreia, em 2023, o espetáculo – visto por mais de 40 mil pessoas – é enorme sucesso de crítica e público por onde passa e agora volta à São Paulo.
Dercy foi uma mulher de contrastes: desbocada em cena, mas recatada na vida pessoal – chegou a se casar e enviuvar ainda virgem. Contestadora da censura durante a ditadura militar, recusava-se a levantar bandeiras políticas, defendendo apenas a liberdade plena e o respeito à diversidade.
Consagrada como vedete do Teatro de Revista, sua maior contribuição veio ao reinventar a comédia popular, rompendo padrões e inaugurando uma linguagem cênica autenticamente brasileira. Embora amplamente reconhecida, Dercy ainda é pouco compreendida. Como define o autor Kiko Rieser, “foi chamada de louca, puta, santa, ícone – mas era, acima de tudo, uma mulher grandiosa, inclassificável e única”.
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.
SERVIÇO
Nasci pra ser Dercy
Local: Teatro Multiplan Morumbi Shopping
Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Jardim das Acácias – Piso G2, com acesso pelas escadas rolantes em frente à Renner
Data: até 26 de agosto
Horário: às terças-feiras, 20h30
Ingressos: R$ 140 (inteira), R$70 (meia/convênio)
Atendimento/bilheteria: Nos dias de espetáculo, 2h antes do início da sessão.
Agendamento para grupos (com preços especiais): contato@vmentretenimento.com
Pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/108336/d/328029/s/2241580