Renovação do Visto Americano – o que você precisa saber.

O tempo de espera para uma entrevista do visto de turismo e negócios para os Estados Unidos no posto consular de São Paulo diminuiu e as filas são praticamente inexistentes, tendo, inclusive, algumas datas disponíveis para o mês de novembro. A advogada especialista em imigração, Ingrid Baracchini, observa que o interessado em obter o visto americano deve se preparar e seguir o passo a passo para otimizar a renovação do documento.


De acordo com Baracchini, o visto americano possui uma validade padrão de 10 anos. Ela explica que tanto quem está solicitando o visto pela primeira vez quanto quem está renovando-o receberá um visto com essa duração. Entretanto, a advogada ressalta que a renovação pode ser solicitada somente quando o visto anterior expirou há menos de 48 meses, e desde que não haja nenhum impedimento, como deportação, descumprimento das regras ou exceder o prazo de estadia nos Estados Unidos.


Quanto ao processo de renovação, Baracchini informa que difere do pedido de visto original. No caso da renovação, o solicitante comparece apenas ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a retirada de digitais e fotografia, além de entregar o passaporte. “O passaporte será enviado para o consulado, podendo resultar em uma entrevista, mas isso é raro, a menos que existam problemas ou questões pendentes relacionadas ao solicitante”, ressalta a advogada.


Sobre os documentos necessários para a renovação, a especialista esclarece que não são exigidos documentos adicionais. O preenchimento do formulário DS, de forma completa e atualizada com informações sobre trabalho, cursos, graduações e salário, é o suficiente. Além disso, ela enfatiza que o passaporte anterior, contendo o visto vencido, é requisito para o processo de renovação. Quanto à taxa, esta é de 185 dólares. 


A advogada afirma que, na renovação, o visto não é negado, mas, “em casos em que possa haver algum problema é agendada uma entrevista para esclarecimento. Durante essa entrevista, o cliente pode apresentar evidências para solucionar qualquer empecilho. Se ainda assim for negada, e o solicitante atender aos requisitos, é possível reaplicar novamente após a negativa”, explica Baracchini.


Tendo consciência da importância de tornar o seu processo otimizado, fica claro o quanto a orientação correta no processo de obtenção ou renovação do visto americano por meio da assessoria de um especialista em imigração, é decisivo para tornar o sonho de viajar ou viver nos Estados Unidos uma realidade concreta. “Todos nós podemos efetuar o pedido de visto, mas é sempre importante ter em mente os prazos e os possíveis problemas que podem ocorrer no andamento do processo”, finaliza Ingrid Baracchini.v

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui