Renovação do Visto Americano – o que você precisa saber.

O tempo de espera para uma entrevista do visto de turismo e negócios para os Estados Unidos no posto consular de São Paulo diminuiu e as filas são praticamente inexistentes, tendo, inclusive, algumas datas disponíveis para o mês de novembro. A advogada especialista em imigração, Ingrid Baracchini, observa que o interessado em obter o visto americano deve se preparar e seguir o passo a passo para otimizar a renovação do documento.


De acordo com Baracchini, o visto americano possui uma validade padrão de 10 anos. Ela explica que tanto quem está solicitando o visto pela primeira vez quanto quem está renovando-o receberá um visto com essa duração. Entretanto, a advogada ressalta que a renovação pode ser solicitada somente quando o visto anterior expirou há menos de 48 meses, e desde que não haja nenhum impedimento, como deportação, descumprimento das regras ou exceder o prazo de estadia nos Estados Unidos.


Quanto ao processo de renovação, Baracchini informa que difere do pedido de visto original. No caso da renovação, o solicitante comparece apenas ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a retirada de digitais e fotografia, além de entregar o passaporte. “O passaporte será enviado para o consulado, podendo resultar em uma entrevista, mas isso é raro, a menos que existam problemas ou questões pendentes relacionadas ao solicitante”, ressalta a advogada.


Sobre os documentos necessários para a renovação, a especialista esclarece que não são exigidos documentos adicionais. O preenchimento do formulário DS, de forma completa e atualizada com informações sobre trabalho, cursos, graduações e salário, é o suficiente. Além disso, ela enfatiza que o passaporte anterior, contendo o visto vencido, é requisito para o processo de renovação. Quanto à taxa, esta é de 185 dólares. 


A advogada afirma que, na renovação, o visto não é negado, mas, “em casos em que possa haver algum problema é agendada uma entrevista para esclarecimento. Durante essa entrevista, o cliente pode apresentar evidências para solucionar qualquer empecilho. Se ainda assim for negada, e o solicitante atender aos requisitos, é possível reaplicar novamente após a negativa”, explica Baracchini.


Tendo consciência da importância de tornar o seu processo otimizado, fica claro o quanto a orientação correta no processo de obtenção ou renovação do visto americano por meio da assessoria de um especialista em imigração, é decisivo para tornar o sonho de viajar ou viver nos Estados Unidos uma realidade concreta. “Todos nós podemos efetuar o pedido de visto, mas é sempre importante ter em mente os prazos e os possíveis problemas que podem ocorrer no andamento do processo”, finaliza Ingrid Baracchini.v

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui