Início Capa República dominicana: Onde o passado e o presente se fundem em uma...

República dominicana: Onde o passado e o presente se fundem em uma geografia

0

8d3d7e44-133b-4d48-92f9-a66e2f6862dc

Localizada em torno de encantos naturais, a República Dominicana convida seus visitantes a curtir a fascinante história e cultura do país por meio das águas, da arquitetura, da geografia e das comidas típicas locais. As famosas praias paradisíacas e a exuberante vegetação das montanhas se misturam com edifícios pré-colombianos, monumentos, fortes, cavernas, transformando o país no destino ideal para os amantes da história e da cultura.

“A República Dominicana se caracteriza pela sua valiosa história e riqueza cultural”, afirma Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “Andar pelo nosso país é descobrir que cada destino possui uma excelente combinação de imponentes paisagens e rica história. Tudo em um mesmo lugar para o visitante aproveitar”, acrescenta.
Santo Domingo, a capital do país, é uma cidade cosmopolita e vibrante, onde se encontra o perfeito contraste entre o passado e o presente. Os indiscutíveis atrativos históricos atraem os visitantes, tanto com a arquitetura, quanto com as variadas opções para diversão e curtição, como hospedagens de luxo, bares e discotecas de primeiro nível.

A Cidade Colonial, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO é, sem dúvida, o atrativo mais destacado. Caminhar pelas ruas da cidade é celebrar por todos os cantos a história da América. Lá, você pode contemplar os primeiros edifícios construídos pelos espanhóis na época colonial, entre elas, o Alcázar de Diego Colón – um palácio de estilo gótico e renascentista construído em 1.512 pelo filho de Cristóvão Colombo – ou a Catedral de Santo Domingo, que foi a primeira da América e hoje mantém um bom estado de conservação e maravilhosa iluminação. A impactante Fortaleza Ozama, primeira estrutura militar levantada pelos espanhóis na América e o Museu das Casas Reais, onde funcionava a tesouraria e os tribunais de justiça na época colonial, são atrativos imperdíveis.
Quando o sol se põe, a intensa vida noturna de Santo Domingo nos traz de volta a 2016. Bares, discotecas e terraços se multiplicam pela Cidade Colonial e Malecón para tomar um drink, ou desfrutar das saborosas opções gastronômicas cosmopolitas que os restaurantes em torno do polígono central oferecem.

História, romantismo e aventura se fundem em Puerto Plata, uma das províncias mais exóticas e bonitas do país, reconhecida mundialmente por seus povoados costeiros e praias ideais para praticar esportes aquáticos como o windsurf e kitesurf. Aqui, desembarcaram três caravelas de Cristóvão Colombo em 1498, que batizou o lugar como A Isabela. Daí vem o nome de Serra Isabel de Torres que possui essa montanha que hoje é um dos principais atrativos turísticos, com vista panorâmica privilegiada e que pode ser apreciada a partir do teleférico.

Com seus resorts de luxo, complexos turísticos e campos de golfe de primeira classe, La Romana é, para muitos, sinônimo de relaxamento, diversão e prazer. Mas há mais. Localizada ao sudeste do país, a província é ideal para artistas ou aqueles que apreciam a arte na sua melhor expressão. Altos de Chavón, uma aldeia de pedra foi erguida em 1976, réplica de uma aldeia mediterrânica estilo do século XVI, tem excelentes opções culturais. O Museu Regional de Arqueologia de Altos de Chavón apresenta uma extraordinária coleção de mais de 3.000 objetos pré-colombianos. Entre os imperdíveis está o famoso anfiteatro, encontro obrigatório para os artistas de renome internacional que visitam República Dominicana. Para pôr fim ao dia, um café da tarde ou um rico jantar gourmet com música ao vivo e entretenimento em uma atmosfera boêmia, apreciando o rio Chavón ou o Mar Caribe, são excelentes opções.

Samaná, localizada no nordeste do país, oferece fabulosa combinação de cultura e história cativante e surpreendente. O Parque Nacional Los Haitises, com seus manguezais fabulosos e pequenas ilhas localizadas nas margens da Baía de Samaná, é o lugar perfeito para mergulhar na história antiga através da arte rupestre, que pode ser vista em vários cavernas dispersas por toda área. A caverna La Cueva Religiosa, localizado em Agua Sabrosa, é uma das atrações imperdíveis, pois contém espelotemos – formações rochosas que ocorrem no interior de cavernas como resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água – de grande beleza, e se pode ver seis petroglifos pré-hispânicos – desenhos simbólicos gravados em rochas. E o que é melhor do que unir passado e presente em um saboroso prato de comida? Nesse caso, o ideal é visitar as pequenas tendas que vendem comidas típicas, onde é clara a influência da cozinha espanhola e africana, além dos taínos – indígenas locais. Saborear a bandera – prato dominicano – ou um guisado e uma sobremesa doce de leite de coco é mimar o paladar. Nos últimos anos, muitos imigrantes europeus, principalmente da Itália, França e Alemanha também vieram para Samaná, ampliando a oferta gastronômica com opções de pratos mais internacionais.

Para aqueles que procuram descanso e maravilhas, Punta Cana é o local ideal. Além de percorrer as praias intermináveis com coqueiros e águas quentes, uma boa opção é visitar Higuey, uma cidade localizada a poucos quilômetros e que tem uma das mais antigas igrejas coloniais preservadas na América: a igreja de San Dionisio, construída entre 1569 e 1572. De um valor arquitetônico valioso pela pureza de seu estilo colonial, esta pequena igreja era o antigo santuário da Virgem de Altagracia, padroeira do povo dominicano. Hoje é a imponente Basílica de Altagracia, construída entre 1947 e 1971, o lugar aonde milhares de dominicanos chegam em 21 de janeiro de cada ano para adorar a Virgem, fazer oferendas e agradecer favores.

O famoso Morro e Parque Nacional de Montecristi é uma das grandes atrações da província, localizada no noroeste do país. As magníficas vistas e exuberante vegetação que o parque oferece se somam ao paradisíaco Siete Hermanos, um conjunto de sete pequenas ilhas que são a maravilha para os amantes do mergulho. É também o lugar onde o primeiro aqueduto, a primeira estrada de ferro e os primeiros telefones no país foram instalados. Visitá-la é, então, ir para uma província que foi pioneira em diversas áreas. O Carnaval de Montecristi é uma das festas culturais mais coloridas e uma oportunidade para adquirir as belas peças de artesanato feitas por moradores desta área, conhecidas pela influência aborígine.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile