Assistir à queima de fogos em Copacabana com exclusividade e vista privilegiada tem levado cada vez mais turistas a escolherem a lancha como “camarote” para a virada do ano no Rio de Janeiro. Pesquisa realizada pela plataforma Booking.com confirmou a preferência de brasileiros e estrangeiros pela festa na orla carioca. Ao mesmo tempo, quem busca um clima mais reservado encontra no litoral fluminense outros cenários ideais para celebrar a virada a bordo, em destinos como Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.
Empresas especializadas em turismo náutico, como a Ultraboats, em Angra dos Reis, representante oficial da renomada fabricante Triton Yachts, já registra aumento, neste período, na procura por embarcações equipadas para o lazer, com bom espaço de convivência, plataforma de banho e conforto para pernoite. Entre os modelos mais requisitados para a “grande virada”estão lanchas na faixa de 38 pés, consideradas ideais para passeios e também para passar alguns dias a bordo com grupos de até 12 a 14 pessoas.
Muitos proprietários e locadores organizam roteiros que começam em ilhas mais reservadas durante o dia e terminam em pontos estratégicos próximos à queima de fogos à noite. “O estado do Rio de Janeiro é um dos melhores lugares do mundo para quem quer comemorar o Réveillon embarcado, seja na região da Costa Verde, ou nos arredores da Baía de Guanabara, com vista para Copacabana. A infraestrutura de marinas, restaurantes à beira-mar e serviços especializados ajuda a transformar o passeio em uma experiência completa de lazer”, complementa.
Veja cinco destinos no Rio de Janeiro para quem deseja aproveitar o Réveillon a bordo de uma lancha:
- Baía de Guanabara e Copacabana (Rio de Janeiro e Niterói)
Para quem busca passar a virada na cidade que é o cartão-postal do turismo brasileiro, a Baía de Guanabara é um dos lugares mais concorridos para assistir aos fogos de Copacabana do mar. Diversas embarcações saem de marinas e clubes náuticos do Rio de Janeiro e de Niterói rumo à orla, onde é possível acompanhar o show pirotécnico.
- Angra dos Reis
Clássico do turismo náutico mundial, Angra dos Reis se torna ainda mais concorrida no fim de ano. Suas centenas de ilhas e enseadas abrigadas permitem combinar dias de relaxamento em águas verdes e cristalinas com noites de festa a bordo. Durante o dia, é possível ancorar em pontos como a Praia do Dentista ou a Ilha Cataguases para mergulhos e encontros entre amigos. Na virada, muitos navegadores escolhem áreas mais protegidas para assistir aos fogos lançados de clubes e hotéis da região, mantendo distância da superlotação em terra, mas com visão privilegiada do céu iluminado.
- Paraty e Praia Vermelha
Paraty é mais uma joia brasileira, oferece uma atmosfera intimista para o Réveillon e une o charme do Centro Histórico com passeios de lancha pelas ilhas e praias da região. Refúgios como a Ilha Comprida, Praia do Lula, Ilha dos Cocos, Lagoa Azul e Lagoa Verde ganham movimento extra nos dias que antecedem a virada, com embarcações ancoradas para banho, snorkel e confraternizações a bordo. A partir de áreas como a Praia Vermelha, é possível acompanhar as celebrações da cidade à distância, em um ambiente mais reservado, mas com fácil acesso às marinas e píeres da Costa Verde para quem quiser alternar entre terra e mar.
- Búzios e Arraial do Cabo
Na Região dos Lagos, Búzios e Arraial do Cabo também se destacam como um dos roteiros mais desejados para o Réveillon em alto estilo. Em Búzios, a virada do ano costuma movimentar praias como João Fernandes, Azeda e Azedinha, que ganham “plateias flutuantes” de embarcações. Já Arraial do Cabo, conhecido pelas águas de tons caribenhos, tem pontos de parada famosos, como a Ilha do Farol e a Gruta Azul, que se tornam cenário para os últimos mergulhos do ano. À noite, muitos barcos retornam para áreas mais abrigadas, de onde é possível ver queimas de fogos em diferentes pontos da costa, com estrutura de apoio em marinas e píeres da região.
- Cabo Frio
Cabo Frio é uma excelente opção para quem prefere navegar em mar aberto, mas com boas enseadas de abrigo para o Réveillon. Durante o dia, pontos como a Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e a Ilha do Papagaio recebem lanchas em busca de águas claras e trilhas curtas em terra. À noite, a região concentra embarcações tanto nas proximidades da Praia do Forte, principal palco das festas na cidade, quanto em áreas mais reservadas, ideais para quem deseja um clima familiar, com ceia a bordo, mergulhos noturnos e uma visão ampla dos fogos que se espalham pela orla.




