Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Melhor Viagem dão início ao Road60+

A jornada leva conhecimento e oferta de produtos com foco no viajante sênior para agentes de viagens, guias, rede hoteleira e setores do trade de turismo, inclui seis municípios do Estado e teve início em Guarujá  

Com a presença de cerca de 150 profissionais dos mais variados setores do turismo da região da Baixada Santista, a revista Melhor Viagem 60+ em conjunto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo deu início ao Roadshow 60+ SP no dia de ontem nas dependências do Casa Grande Resort no Guarujá. O objetivo da ação é qualificar agentes de viagens, guias, companhias aéreas, hotelaria, empresas de traslados, receptivos e afins para o atendimento ao segmento de turismo que mais cresce no mundo.

Logo após a abertura do evento feita pela CEO da revista, Ana Carolina Melo, a secretária-executiva da Secretaria Estadual, Luciana Leite, destacou a importância da capacitação e o empenho do Governo em qualificar a mão-de-obra do setor turístico. “A geração prateada é vista com muita atenção pelos órgãos públicos e queremos que todos sejam muito bem atendidos em todas as partes do Estado.

Por sua vez, a coordenadora de turismo do Estado, Ana Clemente, encantou a plateia com o domínio dos polos turísticos de São Paulo, destacando cidade por cidade as especificações turísticas. ”São Paulo oferece um leque gigante de turismo que vai do gastronômico ao religioso; da aventura ao enoturimo” afirmou Ana.

O jornalista Irineu Ramos forneceu uma panorâmica sobre o potencial do turismo 60+, além de capacitar os profissionais no que diz respeito ao atendimento deste público. Thiago Akira, especialista de marketing digital para o turismo surpreendeu os presentes ao relatar as infinitas possibilidades do universo digital como ferramenta de projeção de vendas de pacotes turísticos ainda pouco explorada pelos profissionais.

Os roadshows têm como objetivo a capacitação profissional e oferta de produtos e destinos pelo interior de São Paulo. A ação contempla – numa primeira etapa – seis cidades (Guarujá, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba) acontecem em outubro e novembro, atendendo cerca de 150 profissionais de turismo de cada uma das regiões metropolitanas.

Em cada localidade são feitas três palestras sobre comportamento do viajante sênior, abrangendo o perfil no Brasil e no mundo, incluindo hábitos de consumo e, como atrair este viajante através do marketing digital. Além de rodadas de negócios entre os parceiros e agentes de viagens.

Durante o roadshow é ressaltado o potencial de consumo da população com 60 anos ou mais. Este segmento cresce rapidamente, acompanhando uma tendência global de envelhecimento populacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil está aumentando e, até 2040, a população acima de 60 anos deve representar cerca de 25% da população total.

Vale ressaltar que, segundo a Fundação Seade, do total da população idosa do Brasil, 46% se concentra na região sudeste, sendo que o Estado de São Paulo concentra quase 18% desse total.

 

Potencial de Consumo

Globalmente, os viajantes 60+ representam um segmento de mercado muito lucrativo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), os turistas com 60 anos ou mais gastam, em média, 30% a mais do que seus colegas mais jovens em viagens. Essa faixa etária não só viaja mais frequentemente, mas também tende a escolher destinos e experiências de maior valor agregado.

No Brasil, o cenário é igualmente promissor. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) revelou que os turistas brasileiros com mais de 60 anos têm um gasto médio 25% maior em viagens comparado com outras faixas etárias. O aumento da renda disponível e a maior procura por viagens após a aposentadoria têm contribuído para esse crescimento.

Além disso, o mercado de turismo para a terceira idade no Brasil movimenta bilhões de reais anualmente. Em 2022, estima-se que o segmento tenha gerado cerca de R$ 45 bilhões em receitas, com expectativas de crescimento contínuo à medida que a população envelhecida aumenta e se torna mais ativa.

 

Mais informações: (11) 95434 3770 / 99798 5761
[email protected]

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1042 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui