Nostalgia dos anos 2000: como marcas transformam memórias em novas experiências

Negócios se inspiram nas referências da virada do milênio para inovar em ativações e itens

O universo dos anos 2000 está de volta, influenciando muito mais que o cinema. Além das continuações de filmes clássicos como Sexta-Feira Muito LoucaJurassic World, Super-Homem e O Diabo Veste Prada, esse revival alcança moda, produtos, música e hábitos de consumo que marcaram gerações. De brinquedos e roupas retrô a receitas que remetem à infância, essa onda resgata recordações afetivas e cria uma conexão emocional forte, que as empresas transformam em estratégias de sucesso, unindo passado e presente para despertar desejo.

De acordo com pesquisa da Mission Brasil, divulgada em março de 2025, 92,3% dos brasileiros afirmam que conteúdos digitais influenciam suas decisões de compra relacionadas a produtos nostálgicos. Diferentes setores aproveitam esse movimento para criar mercadorias e experiências que remetem à cultura dos anos 2000. Isso inclui desde vivências até edições limitadas de lançamentos, conectando o público a momentos marcantes da adolescência e juventude. O resultado é um consumo que aumenta o engajamento do público e impulsiona as vendas.

Segundo Lucien Newton,  vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, a nostalgia é como um gatilho emocional de alto impacto, quando bem acionada, ela não apenas resgata memórias, mas reacende sentimentos que o público pensava ter deixado no passado. “Reviver uma campanha antiga só funciona quando ela conversa com o agora, e é aí que mora a magia. Ao tocar millennials e geração X com elementos que marcaram suas vidas, você não vende apenas um produto ou serviço, vende uma sensação de pertencimento. O grande trunfo está em transformar lembranças em experiências novas, criando uma ponte irresistível entre passado e presente”, comenta.

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1557 POSTS

Colunas

Super alimentos para colocar na sua mesa

Alguns alimentos comuns nas feiras e acessíveis para o...

Benefícios da hidroginástica na melhor idade

  A hidroginástica teve suas origens na Alemanha no século...

Artigos populares

Viagens para usar os sentidos

Viajar permite a vivência de diversas experiências. Ao conhecer...

Descubra a Malásia, o coração da Ásia

Entre a selva e o mar, arranha-céus futuristas e...

5 viagens internacionais que não precisam de visto

Se para alguns países, tirar o visto de turista...

Comédia questiona os amores e dissabores de uma amizade de mais de 30 anos

Em CÁ ENTRE NÓS, estrelado por Suzy Rêgo, Cristiana Oliveira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui