Nostalgia dos anos 2000: como marcas transformam memórias em novas experiências

Negócios se inspiram nas referências da virada do milênio para inovar em ativações e itens

O universo dos anos 2000 está de volta, influenciando muito mais que o cinema. Além das continuações de filmes clássicos como Sexta-Feira Muito LoucaJurassic World, Super-Homem e O Diabo Veste Prada, esse revival alcança moda, produtos, música e hábitos de consumo que marcaram gerações. De brinquedos e roupas retrô a receitas que remetem à infância, essa onda resgata recordações afetivas e cria uma conexão emocional forte, que as empresas transformam em estratégias de sucesso, unindo passado e presente para despertar desejo.

De acordo com pesquisa da Mission Brasil, divulgada em março de 2025, 92,3% dos brasileiros afirmam que conteúdos digitais influenciam suas decisões de compra relacionadas a produtos nostálgicos. Diferentes setores aproveitam esse movimento para criar mercadorias e experiências que remetem à cultura dos anos 2000. Isso inclui desde vivências até edições limitadas de lançamentos, conectando o público a momentos marcantes da adolescência e juventude. O resultado é um consumo que aumenta o engajamento do público e impulsiona as vendas.

Segundo Lucien Newton,  vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, a nostalgia é como um gatilho emocional de alto impacto, quando bem acionada, ela não apenas resgata memórias, mas reacende sentimentos que o público pensava ter deixado no passado. “Reviver uma campanha antiga só funciona quando ela conversa com o agora, e é aí que mora a magia. Ao tocar millennials e geração X com elementos que marcaram suas vidas, você não vende apenas um produto ou serviço, vende uma sensação de pertencimento. O grande trunfo está em transformar lembranças em experiências novas, criando uma ponte irresistível entre passado e presente”, comenta.

Inscreva-se

Nossos colunistas

470 POSTS
1649 POSTS

Colunas

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Coluna – Sentir dor não é normal

A coluna vertebral desempenha um papel fundamental na sustentação...

Artigos populares

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Japão na primavera é aposta para viajantes seniors

A primavera no Japão é um espetáculo à parte....

Dinho’s abre lista reserva para Natal e Reveillon

Há seis décadas, o restaurante Dinho's foi inaugurado pelo...

Turkish Airlines lança campanha com valores promocionais

Passageiros que partem de São Paulo (Guarulhos) podem adquirir bilhetes de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui