Roadshow 60+ fez seu último encontro do ano

A revista Melhor Viagem 60+ em conjunto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realizaram o último Road 60+ SP desse ano, no dia 6 de outubro, em Mogi das Cruzes, nas dependências do Sebrae Alto Tietê, com a participação de cerca de 100 agentes de viagens, e a presença de secretários municipais, incluindo Sr. Mauro Yokoyama – secretário municipal de longevidade de Mogi das Cruzes – e do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Durante o ano de 2025, foram 14 cidades visitadas, atendo mais de 2.500 agentes de viagens de várias regiões do estado, que puderam se capacitar em relação ao atendimento ao turista maduro, conhecendo inclusive ofertas, produtos e destinos direcionados a esse público, tanto no mundo, como no Brasil e no estado de São Paulo.

Em cada localidade são feitas três palestras sobre comportamento do viajante sênior, abrangendo o perfil no Brasil e no mundo, incluindo hábitos de consumo e, como atrair este viajante através do marketing digital. Além de rodadas de negócios entre os parceiros e agentes de viagens.

Irineu Ramos, escritor e jornalista da revista Melhor Viagem 60+ traz dados, aponta o perfil do consumidor sênior e como melhor atendê-los. A comunicadora Natália D´ornellas é ativista pró-idade e criou o movimento “Somos Avosidade” onde leva mensagens positivas sobre o envelhecimento e traz dicas preciosas de como se comunicar com o público 60+. Já Thiago Akira, especialista em marketing digital para o turismo, apresenta um rico conteúdo de como utilizar as ferramentas digitais para alavancar vendas e relevância com este segmento.

Além das palestras, o Road 60+ conta com workshop do Estado de São Paulo, destinos parceiros e cases de sucesso de produtos que focaram no turismo da maturidade.

Vale ressaltar, que o segmento cresce rapidamente, acompanhando uma tendência global de envelhecimento populacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil está aumentando e, até 2040, a população acima de 60 anos deve representar cerca de 25% da população total.

Os viajantes 60+ são conhecidos por seu desejo de explorar novos destinos e experiências, com um foco particular em conforto e segurança. Para tanto é necessário entender para atender de maneira adequada e respeitosa esta população que já chega a quase 34 milhões de brasileiros.

Segundo a Fundação Seade, do total da população idosa do Brasil, 46% se concentra na região sudeste, sendo que o Estado de São Paulo concentra quase 18% desse total.

Potencial de Consumo

Globalmente, os viajantes 60+ representam um segmento de mercado muito lucrativo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), os turistas com 60 anos ou mais gastam, em média, 30% a mais do que seus colegas mais jovens em viagens. Essa faixa etária não só viaja mais frequentemente, mas também tende a escolher destinos e experiências de maior valor agregado.

No Brasil, o cenário é igualmente promissor. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) revelou que os turistas brasileiros com mais de 60 anos têm um gasto médio 25% maior em viagens comparado com outras faixas etárias. O aumento da renda disponível e a maior procura por viagens após a aposentadoria têm contribuído para esse crescimento.

Além disso, o mercado de turismo para a terceira idade no Brasil movimenta bilhões de reais anualmente. Em 2022, estima-se que o segmento tenha gerado cerca de R$ 45 bilhões em receitas, com expectativas de crescimento contínuo à medida que a população envelhecida aumenta e se torna mais ativa.

No próximo ano novas regiões do estado serão visitadas pelo Roasshow 60+, aumentando o numero de agentes capacitados a entender e atender esse público.

Inscreva-se

Nossos colunistas

468 POSTS
1617 POSTS

Colunas

Dormir mal pode sabotar a dieta: veja 6 hábitos que aceleram o emagrecimento

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023,...

Saúde em equilíbrio a cada dose: descubra os benefícios da imunização regular

É de extrema importância  manter o calendário de vacinação...

Falta de vitamina D causa problemas de mobilidade na velhice

A vitamina D atua como um hormônio no organismo...

Artigos populares

Dormir mal pode sabotar a dieta: veja 6 hábitos que aceleram o emagrecimento

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023,...

Titanique – O Musical

Uma comédia hilária e irreverente do icônico filme de...

Você conhece o prato da “Boa Lembrança” ?

"Boa Lembrança" é tudo aquilo que nos remete a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui