Se para alguns países, tirar o visto de turista está cada vez mais caro e burocrático, existem destinos paradisíacos que não exigem a documentação. Entre janeiro e julho de 2025, mais de 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos do país, um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Anac. Só nas viagens internacionais, o crescimento foi de 15%, com 16,4 milhões de brasileiros cruzando fronteiras. Nesse cenário de alta, destinos que não exigem visto prévio ganham destaque, já que simplificam o planejamento, reduzem custos e eliminam burocracias para quem quer explorar o mundo.
Para quem teve a documentação negava ou procura destinos internacionais que recebem brasileiros sem essa exigência, confira cinco opções:
- Chile
Um dos países mais visitados da América Latina, perfeito para quem busca vinícolas, experiências com a neve e estações de esqui, ou o deserto do Atacama. Brasileiros podem entrar apenas com o RG e permanecer por até 90 dias.
- Portugal
Afinidade cultural, idioma similar, ótimos roteiros históricos e gastronômicos, é o que faz esse destino ser tão especial. É preciso ter passaporte válido e a entrada livre tem duração de até 90 dias.
- Reino Unido
Londres e outras cidades britânicas recebem brasileiros sem a exigência da documentação para estadias de até seis meses:
Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo e, para os brasileiros, a facilidade de entrada sem visto, torna a experiência ainda mais atrativa. É a oportunidade de mergulhar em uma metrópole cosmopolita sem enfrentar burocracias na imigração.
- África do Sul
Para os amantes de safáris, vinícolas e paisagens únicas, essa é uma oportunidade de conhecer o país, com isenção de visto por até 90 dias.
Poucos destinos no mundo oferecem tanta diversidade em uma única viagem: da vida selvagem aos cenários litorâneos e montanhosos.
- Turquia
É a mistura entre Europa e Ásia, oferece história milenar e gastronomia única. Brasileiros que desejarem conhecer o país, podem permanecer por até 90 dias sem se preocupar com uma autorização.
Mesmo sem a exigência de visto, é fundamental viajar com passaporte válido, passagem de volta e comprovante de hospedagem. Em alguns casos, também pode ser solicitado seguro-viagem e comprovação de recursos financeiros para a estadia.
Fonte: 3,2,1 GO!