Serpente de Madeira marca iní­cio do Ano Novo Chinês

Para marcar a chegada do Ano Novo Chinês e celebrar o início do Ano da Serpente de Madeira, o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), o Grupo de Midia da China e o Consulado Geral da República da China em São Paulo, realizaram um espetáculo de videomapping na fachada do icônico Edifício Anchieta, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. O evento aconteceu na última quarta-feira (22 de janeiro). oferecendo um show de luzes e imagens para quem estava pela região.

O Ano Novo Chinês, uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa, é guiado pelo calendário lunar e repleto de tradições que simbolizam renovação e prosperidade. Neste ano, a projeção em videomapping destacou o signo da Serpente de Madeira, cuja energia está associada à sabedoria, equilíbrio e bem-estar, valores profundamente enraizados na cultura chinesa. Além disso, o espetáculo fez uma homenagem à diversidade cultural da China, com representações de vários elementos que compõem o país.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, explicou a importância do evento: “O Ano Novo Chinês é um momento de renovação e união, quando as famílias na China e ao redor do mundo se reúnem para celebrar. Essa ação é uma oportunidade de compartilhar essa tradição milenar com o público brasileiro, reforçando nosso compromisso em promover o intercâmbio cultural e o fortalecimento dos laços entre Brasil e China. Que o Ano da Serpente de Madeira traga paz, harmonia e prosperidade a todos.”

Os signos do zodíaco chinês têm uma forte conexão com as tradições culturais do país. Segundo as crenças chinesas, o ano de nascimento influencia diretamente a personalidade de uma pessoa. A energia predominante deste ano será a da Madeira Yin, relacionada à saúde, crescimento e estabilidade.

Curiosamente, a serpente é frequentemente referida como um “pequeno dragão” na tradição chinesa, por ser considerada uma inspiração para a figura do dragão mítico. O Ano da Serpente sucede o Ano do Dragão, celebrado em 2024, e carrega simbolismos de transformação e renovação.

A celebração do Ano Novo Chinês no Edifício Anchieta foi uma iniciativa do Ibrachina, Grupo de Mídia da China, e correalização do Consulado Geral da República da China em São Paulo, para promover o diálogo e o intercâmbio cultural entre Brasil e China.

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, no evento de lançamento

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1447 POSTS

Colunas

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Aprenda como as cores tem relação com os nutrientes nas frutas

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo...

Cuidados Essenciais para a Saúde dos Idosos no Inverno

O inverno traz consigo um conjunto de desafios, especialmente...

Artigos populares

Golpes contra idosos

Sabe aquelas reportagens que aparecem no jornal sobre idosos...

10 construções medievais para se hospedar no Alentejo

No Alentejo, passado e presente se encontram de maneira...

Crescimento do turismo sênior impulsiona locações por temporada

Com mais tempo livre, estabilidade financeira e foco em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui