Tem Carnaval como antigamente para os 60+ em São Paulo

O Carnaval 2024 acontece, oficialmente, entre 10 e 13 de fevereiro. No Museu da Língua Portuguesa, a programação relacionada a uma das festas mais populares do Brasil começa antes, no dia 27 de janeiro, e se estende até 22 de fevereiro. Ao longo deste período, haverá lançamento de samba-enredo de grupo do bairro do Bom Retiro, bloco voltado para crianças de todas as idades, oficinas de adereços e musicalização e baile para a terceira idade.

O Museu funcionará normalmente durante o Carnaval, ou seja, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro – às segundas-feiras, a instituição já fica fechada para manutenção. Haverá apenas uma diferença: na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, abrirá às 12h, e não às 9h como geralmente ocorre.

A programação do Carnaval no Museu começa no dia 27 de janeiro (sábado) com o lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule. A partir das 15h, o grupo, cuja sede fica no Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), no bairro do Bom Retiro, vai apresentar o samba O mais importante é a nossa história e a mente é a expressão da liberdade e músicas de Carnavais anteriores, com a presença da bateria Batucada Ebulição. Haverá ainda a nomeação da Rainha do Cordão do Bule e a entrega do estandarte a um dos integrantes da agremiação. Em seguida, acontece um debate sobre a saúde mental na luta antimanicomial por meio da arte, tema do bloco em 2024, e baseado nas histórias de vida de trabalhadores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto.

No dia 3 de fevereiro (sábado), Aninha Batucada e Babi Pacini, integrantes do Samba do Bule, oferecem a Oficina de Musicalização Infantil, a partir das 10h, no Saguão B do Museu. A ação é voltada para crianças de todas as idades e suas famílias e tem como objetivo permitir a absorção de conhecimentos musicais de forma lúdica e interativa por meio de rodas rítmicas e brincadeiras. Não há necessidade de inscrição prévia.

A oficina será o “esquenta” para a apresentação voltada para crianças de todas as idades e suas famílias do Bloco Cornucópia Desvairada. O conjunto paulistano de instrumentos de sopro e percussão, cujo repertório abrange gêneros como forró, maracatu, axé, brega e samba, vai tocar das 11h às 12h30, também Saguão B. Enquanto os ritmistas estiverem executando canções conhecidas do Carnaval, outros artistas vão realizar performances de mágica e em pernas de pau.

No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, quando o Museu estará funcionando normalmente, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã, em uma edição especial do projeto Estação Férias. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Uma ótima dica para quem for aproveitar as dezenas de blocos em São Paulo fantasiado. Gratuita, a atividade vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade inscrição prévia.

Para fechar a programação do Carnaval do Museu, o projeto Falas do Corpo, voltado principalmente para pessoas com mais de 60 anos, promove um Baile da Melhor Idade com muito samba, axé music e marchinhas. A festa está marcada para 22 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 14h, no Saguão B.

 

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa no Carnaval 2024

Lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule
Dia 27 de janeiro (sábado), às 15h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Oficina de Musicalização Infantil
Dia 3 de fevereiro (sábado), às 10h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis – sem necessidade de inscrição prévia

Bloco Cornucópia Desvairada
Dia 3 de fevereiro (sábado), das 11h às 12h30
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Oficina de Balangandãs
Dia 10 de fevereiro (sábado de Carnaval), das 13h às 14h30
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Falas do Corpo – Baile de Carnaval da Terceira Idade
Dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui