USP oferece vagas em cursos e atividades para a terceira idade

A USP abre inscrições para as atividades do segundo semestre de 2017 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 47ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, traz 4110 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos.

As pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Pensando nessa demanda crescente por atividades, a USP oferece a cada semestre uma gama variada de vagas para esse público em uma ação que visa incluí-los no ambiente universitário e também favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos.

“Em 2017 o principal objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade será o fortalecimento do vínculo do idoso com a USP”, explica o médico Egídio Dórea, coordenador do programa. “Para isso, buscaremos ouvir o idoso sobre os cursos e atividades, sugestões de novos cursos, novos temas a serem explorados e que os mesmos considerem importantes”.

Inteligência Artificial, Mecatrônica, Comércio Eletrônico, Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol, Produção Audiovisual em Comunicação Digital e Oficina de caracterização de jóias e pedras preciosas, estão entre os 472 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Treinamento Funcional, Pilates, Meditação e Yoga, Dança Circular e Musculação. Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Práticas com tablets e celulares, Artesanato, Canto Coral, Redes Sociais, Empreendedorismo Residencial e Noções Gerais de Direito.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 23 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Serviço
Universidade Aberta à Terceira Idade

A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade.

Inscrições para disciplinas regulares | De 24 a 28 de julho de 2017 ? Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, por¬tanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui