É de extrema importância manter o calendário de vacinação em dia para prevenir doenças, especialmente aquelas que foram erradicadas ou controladas. É também um bom momento para lembrar que vacinar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com o bem-estar coletivo, contribuindo para uma vida mais equilibrada, ainda mais com a chegada da primavera.
Segundo o Dr. Fábio Argenta, diretor médico e sócio-fundador da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização, os cuidados com a saúde nesta estação devem ser tão importantes quanto no inverno, tendo em mente que as mudanças bruscas de temperatura podem ocorrer em qualquer época do ano, inclusive na primavera e no verão.
“A primavera traz mudanças no clima e na vegetação, marcando o período de florescimento de muitas plantas. Com isso, há um aumento na concentração de pólen no ar, o que pode intensificar alergias e agravar problemas respiratórios. Nesse cenário, a vacinação se destaca como uma importante aliada na prevenção de complicações mais graves causadas por infecções respiratórias, como a gripe, ocasionada pelo vírus da Influenza A, COVID-19, vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros”, alerta.
Para promover mais qualidade de vida na época mais florida do ano e em todas as outras estações, Argenta preparou uma lista com pilares essenciais para a saudabilidade. Quando combinados com a vacinação em dia, esses cuidados promovem o bem-estar, ajudando a prevenir diversas enfermidades. Confira:
- Tenha uma alimentação saudável
Uma dieta equilibrada ajuda a controlar o colesterol, a pressão arterial e o açúcar no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares.
- Pratique atividades físicas
A prática regular de exercícios físicos contribuem para o fortalecimento do coração, melhora a circulação, reduz o estresse e também ajuda no controle do peso.
- Faça check-ups regulares
Ir ao médico e realizar exames para saber como está a saúde é uma forma de prevenção, pois, dessa forma, é possível identificar e tratar precocemente fatores de risco, como hipertensão, diabetes, entre outras.
Fonte: Saúde Livre Vacinas