Veranópolis recebe título de Cidade Amiga do Idoso da OMS

O município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul,  é a primeira cidade brasileira a receber o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, apoiou o projeto que habilitou a cidade a conquistar o título. A iniciativa, encaminhada e aprovada pela OMS, contempla um amplo diagnóstico sobre a população idosa de Veranópolis e a proposição de um plano com ações voltadas para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida.

Ao receber este título, Veranópolis, que já é reconhecida como a capital nacional da longevidade, passa a integrar uma rede global de Cidades Amigas dos Idosos, composta por 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Isso possibilitará que o município compartilhe e troque experiências sobre o tema, participe de fóruns globais de discussão e obtenha suporte técnico da OMS para o desenvolvimento dos seus projetos voltados ao envelhecimento ativo.

“Ao integrar essa rede global, Veranópolis amplia as possibilidades de linhas de financiamento interno e externo para o desenvolvimento de projetos voltados ao envelhecimento populacional, assim como aumenta a sua capacidade de atrair novos investimentos”, diz o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol. O projeto, desenvolvido pelo Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis, contou com apoio de uma comissão técnica e da Prefeitura Municipal, sendo coordenado do Centro Internacional de Longevidade Brasil.

O caminho para se tornar uma cidade mais amiga do idoso — e, desta maneira, de todas as idades — começou a ser trilhado em julho do ano passado, quando a Prefeitura de Veranópolis encaminhou à OMS uma carta-compromisso com o plano de ações oriundo do diagnóstico da população idosa da cidade. Após a análise do projeto pela metodologia da OMS, o título de Cidade Amiga do Idoso foi concedido no final de 2016.

O programa Cidades Amigas do Idoso, da OMS, é um trabalho contínuo de avaliações e aprimoramento, especialmente ligado às ações do poder público, que se divide em ciclos de 3 a 5 anos. Cada um dos ciclos é subdividido em quatro fases. A primeira delas foi a do planejamento. A segunda foi a elaboração de um plano de ação. A partir do reconhecimento, iniciam as outras duas fases: implementação do plano e monitoramento de seu resultado; e a análise dos benefícios proporcionados à população.

 

A CPFL Energia apoia o projeto por entender que Veranópolis, pelo histórico ligado à valorização do idoso, tem um ambiente propício ao envelhecimento ativo. Desde 2014, o Grupo destinou R$ 611 mil na iniciativa, cujos recursos foram usados para financiar as pesquisas com a população que serviram para a elaboração do diagnóstico da situação e do plano de ação das políticas públicas da cidade.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1045 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui