VinoLab: Novidade em Gramado para os Amantes da Enogastronomia

Local que abriu em soft opening no início de agosto, tem enoteca, restaurante com cardápio assinado pelo chef Rodrigo Bellora, e uma experiência em um laboratório onde o cliente pode elaborar, rotular e engarrafar o seu próprio vinho.

Um laboratório para experimentar a arte do vinho. Uma enoteca para descobrir um mundo novo. Um restaurante com a alma e a essência da Coleção Casa Hotéis. Esses atributos aguçam os mais exigentes paladares e já podem ser vividos no VinoLab, novo empreendimento que está sendo inaugurado na Borges de Medeiros, a principal avenida da cidade serrana de Gramado.

O VinoLab tem a chancela do Casa Hotéis, o renomado grupo que opera uma coleção de hotéis de charme na Serra Gaúcha – Casa da Montanha, Wood e Petit, em Gramado, e o Parador, em Cambará do Sul -, e foi pioneiro em trazer o conceito de glamping (junção da palavra camping com glamour) para o Brasil.

Como o próprio nome já indica, o Vinolab é um laboratório de experimentações pelo universo dos vinhos. Entre as várias experiências, o cliente pode fazer o seu próprio corte de vinho, rotular e engarrafar ali mesmo, e levar para casa o seu blend ideal. Batizada de “Alquimista do Vinho”, a experiência é conduzida por um sommelier que orienta o alquimista a buscar a sua fórmula utilizando 4 varietais de uvas de distintos terroirs da Serra Gaúcha. A sessão, com cerca de duas horas e no máximo oito pessoas, começa com o especialista explicando as características de cada uma das uvas. Na sequência, os participantes vão testando na taça as porcentagens que querem aportar no seu vinho até encontrarem a sua fórmula perfeita. Para finalizar, um rótulo personalizado e todo o processo envase é feito na hora, com rolha, lacre e todos os detalhes que um vinho singular merece.

Outra experiência é o “Duelo de Vinhos”, uma espécie de jogo-disputa entre velho mundo e novo mundo, onde os clientes degustam 4  vinhos, 2 de cada continente, para encontrar o seu rótulo preferido. Ao final, os clientes são contemplados com uma taça do vinho “vencedor” e podem levar uma garrafa do empório com preço especial.

Para conseguir trazer essas experiências para Gramado foi necessário se cercar de uma equipe gabaritada para colocar a ideia em prática. Quem está prestando consultoria técnica e formando profissionais para trabalhar no projeto é o sommelier e produtor de vinhos Cristiano Ribeiro, dono do projeto Arte Líquida, vinícola de Gramado que elabora vinhos naturais. Com muita experiência na produção e totalmente inserido no mundo dos vinhos,  ele atua também como “Caçador de Vinhos” da Vinolab, buscando varietais para as experiências, e vinhos especiais para fazer parte da Reserva Vinolab, que ficarão armazenados em barricas na própria enoteca e serão abertas em uma celebração sazonal batizada de “Festa da Barrica”.

Ao lado de Cristiano está o premiado sommelier Gustavo Buske, eleito duas vezes o melhor sommelier do RS. Juntos eles elaboraram a seleção de vinhos incomuns e raros que fazem parte do cardápio e do empório do Vinolab. E quem também abraçou o projeto atuando como parceira estratégica e na curadoria da programação é a Wine Locals, uma plataforma digital que é referência em experiências no mundo dos vinhos.

A parte de gastronomia fica por conta do conceituado chef Rodrigo Bellora, que é quem assina os cardápios e cuida da operação de todos os restaurantes do Casa Hotéis (La Caceria, Bistrô da Varanda, Wood e Alma RS). Boa parte do menu do VinoLab é para compartilhar, seguindo a proposta do ambiente, informal e descontraído: tábuas e tapas de queijos e charcutarias locais;  pratos alpinos como foundue de queijo e raclete, além de massas artesanais e pratos com inspiração italiana e toque contemporâneo, resgatando a tradição europeia inserida na cultura de Gramado.

O VinoLab é também uma loja de vinhos, onde os interessados vão poder encontrar rótulos de vários países, com ênfase na produção da região Sul; inclusive, os clientes que adquirerem os vinhos, vão poder levá-los para degustar nos restaurantes do Casa Hotéis, sem precisar pagar taxa de rolha. No local, os vinhos serão servidos em taças ou garrafas e no bar serão preparados drinks a base de vinhos e espumantes.

A Vinolab é ainda um laboratório para vinícolas e produtores de vinhos, que ganharam destaques com vinhos exclusivos e em eventos como o “Momento DiVino”, onde poderão harmonizar seus rótulos com jantares preparados pelo chef Bellora e servidos para um número limitado de clientes que terão o privilégio de receber garrafas autografadas pelos produtores.

O diferencial do VinoLab está presente também no  projeto arquitetônico e na decoração de interiores assinados pelo Casa Living Concept e pela decoradora Marlene Peccin. Em tom acolhedor e uso de muita madeira, ele traz elementos que mesclam o contemporâneo com o ambiente industrial de um laboratório, barris aparentes como nas vinícolas etc. Destaque para um lustre feito com mais de 1500 garrafas de vinhos, com design assinado pelo imagineer Ricardo Peccin.

Serviço

VinoLab

Endereço: Av Borges de Medeiros, 3150 – Centro de Gramado

Tel/Whatsapp: (54)3295-7522

Funcionamento: diariamente, das 15h00 às 23h00

Capacidade: 73 pessoas

Experiência Alquimista do Vinho: todos os dias, sessões às 15h00, 18h00 e 21h00 (com duração de duas horas, para oito participantes no máximo, necessário reservar com antecedência).  Preço: R$ 320,00 com as taxas, inclui a experiência e uma garrafa de vinho exclusiva de 750 ml.

Informações e Reservas: (54) 3295-7575

Emaii: [email protected]

@vinolabgramado

www.vinolab.com.br

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui