5 motivos para viajar com os filhos e netos

Em qualquer época do ano é possível fazer aquela tão sonhada viagem com os filhos e, claro, com os netos. A escritora paulista, Fernanda Braz, que acabou de lançar a coletânea infanto-juvenil “Vovô Conhece o Mundo”, que estimula a criança a desvendar enigmas pelo mundo, explica as razões pelas quais viajar ajuda a estreitar os laços familiares.

Além disso, de uma maneira natural e divertida, é a melhor forma da criança aprender, criar a resiliência, estimulando o exercício da flexibilidade e adaptabilidade. Ela, que, para escrever a coletânea, se inspirou nas viagens que fez com a família, equilibra, entre uma ponte aérea e outra, a vida de mãe e a carreira de executiva de negócios. Saiba os motivos que a inspiram a não abrir mão de viajar com filhos e netos sempre que pode.

Viajar estreita os laços familiares

A vida moderna mudou a dinâmica familiar e muitas mães trabalham fora, mas antes da culpa pela falta de tempo, pense que quantidade não é qualidade. Aproveite a viagem de férias para ficar junto com a família e curtir os filhotes. Esqueça por um tempo o trabalho, as redes sociais e viva intensamente essa experiência.

Viajar cria memórias inesquecíveis

Viajar nos distancia do stress do dia a dia e acaba proporcionando momentos inesquecíveis. Quando a família entra em sintonia, a rotina é leve e as interações muito mais divertidas, registrando na memória: “como é gostoso viajar com a minha família”.

Viajar contribui com o processo de aprendizagem

Uma boa viagem precisa do equilíbrio entre explorar, descansar e brincar. Quando fizer um roteiro, reserve um tempo para as crianças brincarem. Durante a viagem, chame a atenção dos seus filhos para coisas que possam contribuir com o processo de aprendizagem. Se visitar um museu proponha um caça ao tesouro às principais obras, mas se o destino for praia, convide os pequenos a observar a natureza.

Viajar estimula o exercício da flexibilidade e adaptabilidade

O mundo está em constante mudança e a capacidade de se adaptar é condição chave para o sucesso. Em vez de quase enlouquecer para criar um ambiente “copy paste” de casa, procure mostrar as características do lugar, estimulando a flexibilidade. Isso significa provar uma comida diferente, ir ao supermercado, andar de transporte público observando a rotina das pessoas. As crianças têm a capacidade de se adaptar e podem te surpreender.

Viajar ensina a respeitar e entender a diversidade

O novo muitas vezes gera desconforto. Quando viajar procure valorizar o diferente e ensinar às crianças o respeito ao próximo. Procure entender as características da cultura local e mostrar que a riqueza está na diversidade. Tenha certeza que cada experiência ajudará seu filho a ter uma visão de que o mundo é muito maior do que a família, a escola e os amigos. Quando pensar no custo de uma viagem, lembre-se que viagem de férias é um investimento que vai além de simplesmente conhecer um lugar especial. Sempre que possível ultrapasse as barreiras geográficas e o mais importante: em vez de tirar fotos para postar, registre na alma cada momento em família… é isso que faz a vida valer a pena.

Inscreva-se

Nossos colunistas

Ana Carolina
475 POSTS
Patricia Campos
1781 POSTS

Colunas

Queimaduras e Insolação: Cuidado com dias muito quentes

Um tema muito importante a ser falado agora, nesta...

Filtro Solar: Fato ou Fake?

Usar proteção solar impede totalmente a produção de vitamina...

Sorvete, delícia perigosa

Com a chegada do calor, o sorvete se torna uma das sobremesas mais...

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Artigos populares

Queimaduras e Insolação: Cuidado com dias muito quentes

Um tema muito importante a ser falado agora, nesta...

Descubra e circule pelas histórias que formam nosso Brasil

País apresenta riqueza de opções de turismo histórico para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Secret Link