5 motivos para viajar com os filhos e netos

Em qualquer época do ano é possível fazer aquela tão sonhada viagem com os filhos e, claro, com os netos. A escritora paulista, Fernanda Braz, que acabou de lançar a coletânea infanto-juvenil “Vovô Conhece o Mundo”, que estimula a criança a desvendar enigmas pelo mundo, explica as razões pelas quais viajar ajuda a estreitar os laços familiares.

Além disso, de uma maneira natural e divertida, é a melhor forma da criança aprender, criar a resiliência, estimulando o exercício da flexibilidade e adaptabilidade. Ela, que, para escrever a coletânea, se inspirou nas viagens que fez com a família, equilibra, entre uma ponte aérea e outra, a vida de mãe e a carreira de executiva de negócios. Saiba os motivos que a inspiram a não abrir mão de viajar com filhos e netos sempre que pode.

Viajar estreita os laços familiares

A vida moderna mudou a dinâmica familiar e muitas mães trabalham fora, mas antes da culpa pela falta de tempo, pense que quantidade não é qualidade. Aproveite a viagem de férias para ficar junto com a família e curtir os filhotes. Esqueça por um tempo o trabalho, as redes sociais e viva intensamente essa experiência.

Viajar cria memórias inesquecíveis

Viajar nos distancia do stress do dia a dia e acaba proporcionando momentos inesquecíveis. Quando a família entra em sintonia, a rotina é leve e as interações muito mais divertidas, registrando na memória: “como é gostoso viajar com a minha família”.

Viajar contribui com o processo de aprendizagem

Uma boa viagem precisa do equilíbrio entre explorar, descansar e brincar. Quando fizer um roteiro, reserve um tempo para as crianças brincarem. Durante a viagem, chame a atenção dos seus filhos para coisas que possam contribuir com o processo de aprendizagem. Se visitar um museu proponha um caça ao tesouro às principais obras, mas se o destino for praia, convide os pequenos a observar a natureza.

Viajar estimula o exercício da flexibilidade e adaptabilidade

O mundo está em constante mudança e a capacidade de se adaptar é condição chave para o sucesso. Em vez de quase enlouquecer para criar um ambiente “copy paste” de casa, procure mostrar as características do lugar, estimulando a flexibilidade. Isso significa provar uma comida diferente, ir ao supermercado, andar de transporte público observando a rotina das pessoas. As crianças têm a capacidade de se adaptar e podem te surpreender.

Viajar ensina a respeitar e entender a diversidade

O novo muitas vezes gera desconforto. Quando viajar procure valorizar o diferente e ensinar às crianças o respeito ao próximo. Procure entender as características da cultura local e mostrar que a riqueza está na diversidade. Tenha certeza que cada experiência ajudará seu filho a ter uma visão de que o mundo é muito maior do que a família, a escola e os amigos. Quando pensar no custo de uma viagem, lembre-se que viagem de férias é um investimento que vai além de simplesmente conhecer um lugar especial. Sempre que possível ultrapasse as barreiras geográficas e o mais importante: em vez de tirar fotos para postar, registre na alma cada momento em família… é isso que faz a vida valer a pena.

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui