De acordo com levantamento de empresa de turismo, após se aposentarem e juntar dinheiro, pessoas com 60 anos ou mais buscam conhecer novos lugares aproveitado diferentes oportunidades
Com o aumento da expectativa de vida da população, cresce também a busca pelo lazer e entretenimento entre as pessoas na melhor idade. Uma pesquisa realizada pelo e-commerce de viagens Booking.com aponta que 77% dos viajantes brasileiros com 60 anos ou mais dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre que terão com a aposentadoria.
Após se aposentar e juntar dinheiro, esse público busca conhecer vários lugares e aproveitar diferentes oportunidades. Seja a sós ou em grupo, o turismo na melhor idade é definido por especialistas do setor como ‘aquele destinado à melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo roteiros, programas e atrativos específicos para eles’.
Em 2021, dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões possuíam 60 anos ou mais, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Em 2060, um quarto da população deverá ter mais de 65 anos, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo a head de hospitalidade, vendas e marketing da STAY, Vanessa Pires Morales, essa parcela crescente do público é disputada por empresas de turismo que oferecem pacotes com destinos diversos, como santuários ecológicos, cidades históricas e roteiros gastronômicos, além de roteiros internacionais. A STAY é uma empresa do segmento de hospitalidade que realiza gestão 360 e locação de empreendimentos do ramo por todo o País.
“O turismo na melhor idade fomentado por agências pode alimentar o setor em períodos de baixa temporada, uma vez que o público 60+ pode viajar aproveitando os destinos com mais tranquilidade e sossego”, exemplifica Vanessa
Busca em comum
A empresária explica que na maioria das vezes o público da melhor idade busca em uma viagem alguns pilares em comum como fazer novos amigos, segurança e acessibilidade, além de ter novas experiências, tanto culturais quanto gastronômicas. “É um público com necessidades diferentes da maioria dos turistas. São pessoas que, em alguns casos, esperaram a vida inteira para conhecer determinado local. Então a viagem precisa ser segura e inesquecível”, reforça.
Fonte: Campos Nogueira Comunicação