No Frio Também se Bebe Água

Ter sede no Verão é uma sensação normal. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, manter-se hidratado no inverno é tão importante, quanto nas estações mais quentes, e a negligência pode trazer prejuízos à saúde.

“Nos meses mais frios, o alerta natural de sede diminui e, consequentemente, a ingestão de líquidos também e aí está o perigo. A hidratação é um cuidado contínuo, que não deve ser deixado de lado no inverno. Manter esse hábito simples pode ajudar a preservar a saúde e garantir bem-estar durante toda a estação. Não podemos esquecer que cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Em bebês, este percentual pode ser ainda maior e chegar aos 80%. Por isso, é vital beber água”, alerta o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e palestrante do CBN 2025.

Para o especialista, não basta beber água apenas quando temos sede e em grandes quantidades, pois pode sobrecarregar o organismo. “Não devemos exagerar na dose, para se obter todos os benefícios de uma boa hidratação, para limpar o organismo e evitar desequilíbrios entre os órgãos. O ideal é ingerir várias vezes por dia, com intervalos médios de 2 horas e porções de 300ml. O consumo regular de água também ajuda a manter a função imunológica em dia, o que é fundamental no combate às infecções típicas do inverno, como gripes, resfriados e infecções respiratórias”, reforça.

Confira boas razões para se hidratar no inverno.

Equilíbrio do organismo

A boa hidratação ajuda a regular a temperatura corporal; contribui na desintoxicação do corpo; na absorção de nutrientes e digestão; na maciez da pele; no metabolismo celular, no bom funcionamento dos rins e numa melhor circulação sanguínea. A água também influi no processo de gestação, por compor o líquido amniótico, que protege o embrião durante seu desenvolvimento.

Horário certo e seus benefícios

Beber água cerca de meia hora antes das refeições, por exemplo, pode auxiliar na digestão. A água ocupa espaço no estômago e contribui para reduzir a fome.  De manhã, ao despertar, ajuda a ativar os órgãos e tem efeito desintoxicante, à noite, antes de dormir, traz efeitos positivos para o aparelho cardíaco e, na prática de exercícios, ajuda a repor perdas de líquido com a transpiração.

Previne Doenças

A hidratação é crucial para o corpo humano desenvolver, com eficiência, todas as funções biológicas. Estudos científicos mostram uma associação entre o grau de hidratação e algumas doenças, como distúrbios urológicos, gastrointestinais, circulatórios e neurológicos. O baixo consumo de água pode desencadear sintomas de alerta como   ter menor vontade de urinar, produzir menos saliva e sentir tonturas, porque o cérebro está tentando se adequar à falta de líquido.

Menos sede, mesma necessidade

Sentir menos sede no inverno não significa que o organismo esteja perdendo menos água. Mesmo com temperaturas mais baixas, o corpo continua eliminando líquidos pela respiração, urina e suor — ainda que em menor intensidade — e essa perda precisa ser reposta diariamente.

Ar mais seco

No inverno, o ar frio geralmente é mais seco, em especial em ambientes fechados e climatizados com aquecedores, o que contribui para o maior ressecamento das mucosas nasais, da garganta e da pele e aquela sensação incomoda ao respirar, engolir e mesmo se tocar.  A hidratação ajuda a manter essas barreiras naturais íntegras e funcionam como uma defesa extra contra o risco de contaminações por vírus e bactérias, comuns nesta época.

Pele protegida

No frio não é difícil perceber o ressecamento e a perda de elasticidade da pele. Beber líquidos é um cuidado de dentro para fora e pode ser complementado com o uso de hidratantes.

Engrenagem e metabolismo

A água é vital para o bom funcionamento dos rins, intestinos e para o transporte de nutrientes. No inverno, como tendemos a consumir mais alimentos calóricos e gordurosos, a hidratação também ajuda na digestão e eliminação de toxinas.

Aprenda a manter a hidratação no frio

  • Beba água mesmo sem sede. Pode ser aos poucos, mas ao longo do dia;
  • Inclua na dieta chás naturais, caldos e sopas leves;
  • Muitos alimentos como frutas e legumes são ricos em água e podem completar a hidratação;
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois podem aumentar a eliminação de líquidos.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

Inscreva-se

Nossos colunistas

470 POSTS
1649 POSTS

Colunas

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Coluna – Sentir dor não é normal

A coluna vertebral desempenha um papel fundamental na sustentação...

Artigos populares

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Japão na primavera é aposta para viajantes seniors

A primavera no Japão é um espetáculo à parte....

Dinho’s abre lista reserva para Natal e Reveillon

Há seis décadas, o restaurante Dinho's foi inaugurado pelo...

Turkish Airlines lança campanha com valores promocionais

Passageiros que partem de São Paulo (Guarulhos) podem adquirir bilhetes de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui