Avanços no Programa de Acompanhante de Idosos em São Paulo

Programa municipal reúne idosos do programa para promover interação e o combate à violência

Neste ano, as unidades do centro de São Paulo, administradas pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), destacam-se pelos avanços significativos do Programa de Acompanhante de Idosos (PAI), que tem proporcionado suporte e cuidados essenciais para os idosos cadastrados.

O PAI é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com o objetivo de oferecer assistência integral aos idosos em situação de alta vulnerabilidade nas tarefas do dia a dia, promovendo sua saúde, independência e prevenindo situações de vulnerabilidade e violência. Para fazer parte do programa, o idoso precisa estar cadastrado na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, onde passará por uma avaliação e caso elegível, será encaminhado para o PAI.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam uma abordagem avançada e mantém o compromisso com a qualidade de vida dos usuários. O destaque vai para a excelência na adesão e execução do instrumento denominado “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica – AMPI-AB”, uma avaliação multidimensional, realizada pelas equipes das UBSs, que busca detectar o grau de necessidade de cada idoso, conforme determinado pela Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Para a classificação são realizadas 17 perguntas específicas sobre o idoso, permitindo encaixá-lo em três níveis: saudável, pré-frágil e frágil. Essa classificação permite a organização do atendimento na rede e a elaboração de Planos de Cuidados para cada pessoa. 

Além disso, todos os equipamentos de saúde da rede municipal de saúde contam com Núcleos de Prevenção à Violência (NPVs), com equipes multiprofissionais que atendem também as pessoas idosas. O NPV é composto por profissionais da unidade e é responsável pela organização do atendimento e articulação das ações de promoção e prevenção a serem desencadeadas para a superação da violência e transformação cultural. Os profissionais do PAI também fazem parte do NPV para garantir a prevenção, atendimento, vigilância e encaminhamento da pessoa idosa em situação de violência.

O desempenho do Programa de Acompanhamento de Idosos na região central representa um avanço significativo no cuidado e no apoio aos idosos em situação de alta vulnerabilidade, além de ser uma importante ferramenta na prevenção da agressão contra essa população vulnerável. Ao celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, é essencial ressaltar a importância de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual os idosos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.

Saiba mais sobre a Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE)

Entidade filantrópica fundada em 2003, detentora de título de utilidade pública e CEBAS, com foco em promover e desenvolver gestão de saúde. Em São Paulo, a AFNE é responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da Supervisão Técnica da Santa Cecília e na Sé, além do Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres, na Bela Vista, a partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Acesse www.afne.org.br 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui