Serasa produz um pequeno guia para usar o cartão de crédito como aliado

Como a palavra férias costuma estar associada a cartão de crédito, a Serasa preparou um pequeno guia para quem vai aproveitar a pausa de julho, período de recesso escolar que acaba se refletindo também nas escalas de trabalho das famílias.  

Diretora de Serasa Crédito, a especialista Amanda Rapouzo lembra que esse período de movimentação na economia, principalmente nos setores de turismo e entretenimento, precisa vir acompanhado de cuidados relacionados a educação financeira. “Antes de tomar crédito para usufruir das férias em família ou ao lado de amigos, sugerimos que o consumidor avalie com atenção os benefícios do cartão e escolha a opção que faça mais sentido com seu orçamento e com seus hábitos de uso”, sugere Amanda. 

Para fazer com que o período de descanso e lazer seja o mais aprazível possível, a Serasa preparou cinco dicas sobre o uso do cartão de crédito: 

  • Analise as opções e entenda o que você realmente precisa 

Para escolher entre os melhores cartões de crédito é fundamental que o interessado tenha plena consciência de suas necessidades e particularidades como consumidor. Estabeleça, portanto, seu próprio perfil de crédito: 

– Entenda quais são os principais gastos: compras parceladas, alimentação, lazer e outros, por exemplo; 

– Avalie a periodicidade do uso: quantos cartões utiliza no dia a dia e/ou durante o período de férias; 

– Considere também seus desejos pessoais, como a paixão por viagens internacionais ou descontos em passeios culturais. 

  • Busque benefícios e programas de recompensa 

Com diversas opções disponíveis no mercado, os cartões oferecem diferenciais que se destacam de acordo com as necessidades e vontades dos consumidores. Entre elas, algumas podem fazer a diferença na hora de reservar as férias dos sonhos, como seguro-viagem para proteção ou imprevistos, milhas aéreas, programas de pontos, uso internacional para viagens ao exterior e acesso a salas VIP nos aeroportos.  

  • Não se deixe levar pela facilidade de aprovação ou limite alto  

Evite o impulso. Antes de fazer o pedido de um cartão de crédito, avalie todos os pontos, como a renda mínima necessária para contratação, tarifas cobradas pelo uso do cartão e benefícios que podem fazer a diferença na rotina. Ao aceitar um cartão com taxas altas só porque foi aprovado ou se empolgar com o limite alto, por exemplo, corre-se o risco de comprometer o orçamento, acarretando problemas financeiros para depois das férias (o que costuma acontecer com muita frequência). 

  • Faça o controle da fatura  

– Escolha uma boa ferramenta de organização financeira (planilha, caderno, aplicativo de celular ou outra); 

– Anote todos os gastos, desde o sorvete na praia até a passagem de avião; 

– Mesmo as compras de menor valor importam ao escolher a melhor oportunidade de limite e realizar o pagamento com tranquilidade ao final do mês; 

– Respeite o limite do cartão: caso exceda, o consumidor acarretará cobranças adicionais na forma de juros e afetará a sua pontuação de crédito.  

– Some os limites entre os membros da família e não deixe que ultrapassem 30% da renda familiar. 

  • Priorize cartões zero anuidade 

O cartão de crédito sem anuidade oferece a flexibilidade do crédito sem tarifa de manutenção. Além de não ser necessário pagar um valor específico para o gerenciamento do seu cartão, é possível contar com outros benefícios, como o maior controle nas finanças, já que o consumidor paga apenas pelo que utiliza e possíveis juros, caso haja atraso no pagamento.  

Serasa oferece cartões para todos os perfis 

Com opções de crédito sem anuidade em seu marketplace de Crédito, a Serasa disponibiliza consultas online e gratuitas e que não impactam o seu Serasa Score. “Como o acesso ao crédito é essencial para o dia a dia e para realizações pessoais, a Serasa tem investido em soluções que facilitam essa aquisição na vida dos brasileiros”, comenta Amanda. Confira como solicitar: 

  • Acesse a plataforma de forma gratuita: entre no site ou no aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora.  
  • Complete seu perfil: ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.   
  • Faça uma simulação: escolha o tipo de crédito que você procura e a Serasa buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. Caso haja ofertas, você pode visualizar as opções e clicar em “detalhes da oferta” para saber mais.  
  • Escolha a opção desejada e finalize a contratação: após avaliar as ofertas disponíveis, escolha a opção que considerar mais interessante, clique em “solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.  

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui