Axilas merecem mais atenção

Queixas em relação à mudanças nas axilas são muito frequentes em consultório. Suor em excesso, Odor, Foliculite e escurecimento da região afetam o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, gerando desconforto, limitando movimentos e causando até problemas com os relacionamentos. Mas tudo isso têm solução e muita tecnologia inovadora a favor.

Para começar, a reclamação mais comum é em relação à mudança na coloração da pele da região, o escurecimento; a pele fica manchada. Quando o paciente observa esta mudança, é bom saber que existem alternativas de tratamentos que podem ser feitos em casa, à base de clareadores e até o uso de hidratantes.

Muitas vezes a pele da axila escurece por traumas, que vão desde a forma de depilação, seja raspando com lâmina ou depilação à cera; pois isso machuca e pode gerar hiperpigmentação, principalmente em quem tem pele morena, negra; por isso, a forma de depilação é muito importante para a uniformidade da pele.

Portanto, não adianta a gente usar o clareador, se aquele trauma prosseguir de forma frequente e constante; uma alternativa que a gente consegue controlar este problema em consultório é o uso do Laser de Depilação, pois desta forma a gente retira essa forma de agressão.

Outro ponto: o próprio crescimento do pelo também é um fator inflamatório, que pode favorecer o escurecimento da região. A Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, aquele buraquinho onde nasce o pelo. Ela acontece pela infecção por bactérias, fungos ou vírus, irritação por atrito (depilação ou roupa apertada) e obstrução por suor, oleosidade ou uso de cosméticos.

Outra forma de trauma é o uso de desodorantes, que por vezes têm álcool em sua composição. Para pacientes que têm essa queixa recomendo Desodorantes Hipoalergênicos e sem base alcoólica. De preferência: evitar sprays e optar por Desodorante em Creme, que na maioria das vezes irritam menos.

Quando o tratamento é feito em casa, podemos alternar Clareadores à base de Ácido Kójico, Alfa Arbutin com um hidrante denso do tipo Bepantol, o Ciclaplast, Nutrel Balm, que vão ajudar a refazer esta barreira. E o clareador terá o seu papel neste clareamento.

Aqui vale uma ressalva: o tratamento com Clareador não deve ser diário pois o efeito pode ser oposto. O ideal é a pessoa usar o Clareador em dias alternados ou até duas vezes por semana, respeitando sempre a sensibilidade. Não é recomendado usar o Clareador, o Desodorante ou o que for nesta região se estiver sentindo ardência, o ideal é lavar e retirar o produto imediatamente.

No consultório temos também a alternativa de alguns Peelings, que podem ser aplicados especialmente na região da axila, sempre com o suporte da Dermatologista. Geralmente, recomendo uma sequência específica de Peelings.

Este Peeling não é agressivo e a cada sessão vai gerando o clareamento. Lembrando sempre dessa importância: que o procedimento não agrida, para não gerar a Hipercromia (excesso de pigmentação), que seria como um efeito rebote.

Os Lasers também estão em alta como opção de tratamento em Consultório. Tem algumas opções que são excelentes para o clareamento das axilas, pois eles conseguem atuar de forma mais profunda na pele, sem agredir. Por exemplo o Laser Q-Switched Nd-Yag é uma ótima opção porque ele tem esta característica. São necessárias algumas sessões.

Conseguimos excelentes resultados com o Laser não só em clareamento mas em textura da pele e também em relação à Foliculite, que é esta inflamação onde nascem os pelos.

Outra queixa comum é o odor. O cheiro característico acontece pela presença de bactérias nesta área. Essas bactérias vão metabolizar o suor e resultar em substâncias que geram o odor. Para piorar: alguns pacientes relatam o aumento de suor em situações de estresse e ansiedade, gerando um Looping infinito de desconforto e baixa autoestima… Os hormônios também interferem como na chegada da adolescência.

O tratamento atua em duas frentes: devemos atuar não só no excesso de suor, mas na eliminação dessas bactérias. A eliminação de bactérias exige alguns antibióticos localizados, que são utilizados em Creme e Sabonete com ação Antisséptica nesta região. Para reduzir o excesso de suor também existem algumas alternativas em Cremes, que ajudam a diminuir este suor.

No Consultório o que pode ser feito é a aplicação do Botox na região.  É um procedimento que tem uma eficácia alta no controle do suor e uma durabilidade média de 6 a 9 meses após a aplicação. Ele traz um alívio muito grande para as pacientes, que geralmente agora nesta época, antes de iniciar o Verão, procuram este tratamento para poder se manter o Verão inteiro sem aquele desconforto de excesso de suor, sem ter aquele risco de formar a famosa “pizza” debaixo do braço, que incomodam tanto as pessoas.

Por fim, cuidados no dia a dia para diminuir a chance de  escurecimento na axila, odor forte na região ou até Foliculite são importantes, sempre lembrar de hidratar a região com Hidratantes Calmantes, que são leves, e atenção com a forma de depilação. Esfoliação de forma leve também é uma opção para deixar a pele mais macia e clara, uma vez na semana ou a cada 15 dias e optar por produtos específicos.

Outro ponto de atenção é oferecer o mínimo de atrito. Então, ter cuidado com blusas e roupas apertadas ou de tecidos sintéticos, que podem sensibilizar a região. Opte por tecidos leves. Capriche na higiene. Na hora do banho sempre passar o sabonete nessa região.

Para quem gosta de receitas caseiras muito cuidado. Limão e açúcar? Nem pensar! Opte por Óleo de Coco e Aloe Vera por terem componentes que ajudam na hidratação, com uma ação de controle inflamatório.

E percebendo alguma alteração: nada de se esconder ou ficar constrangido, procure sua dermatologista. Há muitas opções.

 

Fonte:  Dra Priscilla Pereira –  Médica Dermatologista  (CRM 147255, RQE 50593)

Inscreva-se

Nossos colunistas

470 POSTS
1649 POSTS

Colunas

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Coluna – Sentir dor não é normal

A coluna vertebral desempenha um papel fundamental na sustentação...

Artigos populares

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Japão na primavera é aposta para viajantes seniors

A primavera no Japão é um espetáculo à parte....

Dinho’s abre lista reserva para Natal e Reveillon

Há seis décadas, o restaurante Dinho's foi inaugurado pelo...

Turkish Airlines lança campanha com valores promocionais

Passageiros que partem de São Paulo (Guarulhos) podem adquirir bilhetes de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui