Ayurveda: conheça 4 práticas e os benefícios da medicina Oriental

Desenvolvida na Índia, a medicina Ayurveda tem como objetivo buscar o equilíbrio energético para gerar o bom funcionamento psicofísico do corpo humano. A técnica traz resultados profundos e benéficos, como melhora da imunidade, melhora na circulação e alívio de dores, através do equilíbrio entre os doshas – caracterização do perfil biológico do indivíduo -, que são divididos entre Vata, Pitta e Kapha.

Helena Peirão e Alice Avibhasha, nomes à frente do spa Shamash Healing Space, do Txai Resort Itacaré, trouxeram com exclusividade 4 práticas simples que podem ser realizadas pela manhã, para um melhor desempenho do corpo e da mente durante o dia. Confira abaixo:

Beber água ao acordar:

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, sendo seu consumo primordial para o bom funcionamento do organismo. A primeira prática da medicina Ayurveda é beber água com limão e cúrcuma ao acordar, com um auxílio de um canudo reutilizável, para que os esmaltes dos dentes não sejam tão prejudicados pelo ácido do limão. O consumo da bebida em jejum ainda ajuda o corpo a realizar uma drenagem, eliminando todas as toxinas por meio da urina. Além, de ter um efeito anti-inflamatório.

Cuidados Bucais:

Rico em vitaminas, óleo de gergelim pode ser utilizado para bochecho diário pela manhã. A ação, quando feita com constância e com um óleo de boa qualidade, resulta na remoção das toxinas presentes na boca, após o bochecho, realizar o descarte. A higiene bucal é fundamental para a saúde, então o uso de uma pasta de dentes sem flúor na hora de escovar os dentes ajuda na neutralização do ph bucal. Durante a limpeza é importante também fazer o uso de um raspador de língua feito de cobre, que ajuda a eliminar os germes e bactérias que causam mal hálito e resulta na melhora da digestão e na microbiota intestinal.

Prática de Yoga, alongamento e meditação:

Os esportes e atividades físicas são fundamentais na medicina Ayurveda, como a prática de yoga, alongamento e meditação, que ajudam na busca do equilíbrio e ganho de consciência corporal. Além de auxiliar na prevenção de lesões e traumas, as atividades liberam uma enorme quantidade de endorfina – hormônio responsável pela felicidade – e colaboram na liberação da tensão dos músculos do corpo. A prática pela manhã ajuda a começar o dia com disposição, além de aumentar o foco nos objetivos do dia.

Banho Gelado:

Após o término dos exercícios físicos diários, tomar um banho com água gelada ajuda a se sentir revigorada. A solução é ideal para quem deseja dar um up no início do dia e mandar embora aquela preguiça pós-noite de sono. Além disso, o banho gelado pela manhã também ajuda na eliminação de toxinas do corpo

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui