Por quê a maioria dos hotéis não pensam nisso ?

Por Patricia de Campos

 

O público 60+ hoje, diferente do passado, tem feito suas malas constantemente, buscando conhecer novos lugares e novas experiências.

Viajando em casal, em grupo ou mesmo só, mesmo apresentando grande vitalidade, alguns cuidados devem ser tomados pelos hotéis, que podem parecer imperceptíveis, mas que, sem dúvida, darão mais conforto aos seus hóspedes mais maduros.

Recepção

Fichas de hóspedes normalmente tem letras pequenas e o espaço para o preenchimento também é pequeno. Oriente seus recepcionistas a oferecem ajuda. No caso do preenchimento automático, explique, com calma, o porquê deve ser assinada.

Ofereça água enquanto seu futuro hóspede estiver preenchendo a ficha. Pessoas com mais idade normalmente tomam vários medicamentos e por isso sentem mais sede.

Jamais deixe que seu hóspede 60+ leve as bagagens para o quarto.

 

Escolha do Apartamento

Alguns hotéis e pousadas não dispõem de elevadores, tendo apenas dois ou três andares; nesses casos, acomode seu hóspede 60+ em apartamentos no andar térreo, para não terem que subir escadas.

Caso o hotel seja um prédio, com acesso aos apartamentos por elevador, procure oferecer um apartamento próximo dele, para que o hóspede não tenha que fazer longas caminhas pelos corredores ou mesmo se perca, já que o senso de direção ao longo dos anos vai se perdendo.

 

Serviços no Apartamento

Alguns porta toalhas são altos, criando uma certa dificuldade para serem alcançados. Peça as camareiras para deixar as toalhas de banho a disposição na área da pia ou em um banquinho, facilitando assim para serem pegas.

Grande parte dos frigobares apresentam os valores de seus itens através do QR Code. Pessoas mais velhas não têm muita habilidade com programas de informática, para elas, mantenha a informação por escrito, preferencialmente com letras um pouco maiores do que as comumente usadas em impressos. O mesmo para o cardápio do serviço de quarto.

Outro “bicho de sete cabeças” é o controle remoto da TV. Ao acomodar seu hóspede, pergunte que quer que já deixe no canal de preferência, assim ele só terá que apertar o liga/desliga.

Peça ao mensageiro para instruir qual o número da recepção – mesmo que seja o tradicional 9.

 

Café da Manhã/Restaurante

Mantenha sempre uma ou duas mesas reservadas mais próximas do buffet, para seus clientes idosos tenham maior facilidade para se servirem.

 

Check out

Ofereça um mensageiro para retirar as malas do apartamento.

Ao “fechar a conta”, seja bastante detalhista com os gastos. Idosos pagam sem problemas, são os únicos – ou quase – a darem gorjeta, mas querem “ver” o que foi consumido.

Um “mimo” na saída – que pode ser uma simplesmente garrafinha de água – vai certamente,  fazer você ganhar um hóspede fiel.

 

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1290 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui