Como o Pilates ajuda a melhorar a concentração, o equilí­brio emocional e a qualidade de vida

Fisioterapeuta explica os benefícios do método para a saúde mental
A busca por uma vida equilibrada tem se tornado cada vez mais importante, e quando falamos nisso, não podemos deixar de lado a saúde mental, que desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar.

Nesse contexto, o Pilates tem se destacado como uma prática complementar que contribui para o tratamento de problemas psicológicos que afetam a nossa rotina.  Os benefícios do Pilates para a saúde física e mental são notáveis.

De acordo com a fisioterapeuta Josi Araújo, da Pure Pilates, durante uma aula organizada, é possível promover respostas fisiológicas importantes para a saúde mental do aluno.  

Um dos pontos em que o Pilates se destaca é na melhora da concentração e do foco. “A concentração é um dos princípios do pilates, ou seja, a mente precisa controlar o corpo. Isso porque os exercícios nos exigem maior foco sobre os movimentos que estão sendo executados. O método contribui para afastar os gatilhos mentais que geram ansiedade, como preocupações e estresse causado pelo trabalho“, declara Josi.

Com o tempo, essa capacidade se torna mais fácil e natural, podendo ser aplicada em outras áreas e momentos da vida. Além disso, o Pilates pode ser uma opção de tratamento complementar para problemas relacionados à saúde mental. Segundo a especialista, por ser um método multidisciplinar, ele agrega diversos benefícios, principalmente por utilizar a respiração a favor dos exercícios.  

E não existem limites para a prática do pilates! Ele é indicado para pessoas de todas as idades que buscam qualidade de vida. “Sua abordagem global permite um trabalho sinérgico entre músculos e mente. Conforme os exercícios vão mudando e a prática vai evoluindo, o aluno precisa lidar novamente com sua capacidade de concentração em torno do novo movimento, até que executá-lo se torne mais fácil e natural“, explica Josi. 

O método é uma prática que vai além do exercício físico. Seus benefícios para a saúde mental são inegáveis, melhorando a concentração, o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. “No Pilates trabalhamos muito com a respiração, postura, musculatura e equilíbrio, que quando combinadas com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, torna o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças“, conclui a fisioterapeuta. 

Inscreva-se

Nossos colunistas

473 POSTS
1711 POSTS

Colunas

Cirurgia de nariz sem dor e sem cortes

É possível corrigir problemas respiratórios no nariz sem cortes,...

Açucar de mais pode causar tonturas

Oscilações na glicemia afetam o ouvido interno e podem...

Vitaminas essênciais para 60+

Com a idade, tanto o nível recomendado para ingestão...

Mantendo seu ar mais limpo

Como manter o ar de casa limpo

Artigos populares

Teatro para rir

Vinte anos juntos. Mas qual a real intimidade de...

Idosos são um dos alvos mais procurados

Pesquisa da Avast revela como os consumidores estão vulneráveis...

Tricô e o crochê tecem a cura e o bem-estar mental

Diversos estudos têm comprovado o imenso poder terapêutico das...

Saj – sabor de tradição

O restaurante árabe Saj iniciou sua história em 2008...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui