Conheça hábitos que favorecem a manutenção da juventude do cérebro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Sérgio Cortes

Muitas pessoas preocupam-se em manter uma aparência sempre jovem. Para tanto, recorrem a tratamentos estéticos ou adotam um estilo de vida mais saudável. No que diz respeito ao cérebro, recentes pesquisas comprovaram a eficácia de algumas medidas que rejuvenescem este que é o comandante de todos os outros órgãos. Para Sergio Cortes, todos deveriam cuidar com mais atenção desta importante parte do corpo, pois uma vez prejudicado, a qualidade de vida do indivíduo pode ser afetada. Para ele, que é um experiente médico, em alguns casos é necessário atentar para a relação de causa e efeito que as atitudes exercem sobre o organismo de cada um.

Uma das formas de preservar por mais tempo a juventude do cérebro, diz respeito ao tipo de alimentação que se deve preferir. A batata doce roxa, foi indicada como a responsável pela longevidade e pelos baixíssimos índices de demência, presentes na ilha de Okinawa, localizada no Japão, por conter uma substância de cor arroxeada, que melhora a circulação sanguínea. Os peixes ricos em ômega 3, também foram indicados, além dos ingredientes presentes na conhecida Dieta Mediterrânea. Para Sergio Cortes, alimentar-se de forma adequada, privilegiando alimentos realmente saudáveis, é algo benéfico para a saúde como um todo.

Atividades diferentes das que se está acostumado a fazer, foram outra forma elencada pelos pesquisadores, como favorável a juventude cerebral. Tocar um instrumento por exemplo, trata-se de uma maneira de se estimular múltiplas áreas do cérebro. Realizar tarefas de outra forma que não a usual, ler com frequência e adotar um hobby realmente desafiante, foram outros modos de se conseguir tal intento. Bastante preocupado com a saúde, Sergio Cortes acredita que é possível ser longevo e saudável, mesmo no cotidiano extremamente atribulado em que se vive. Segundo ele, deve-se incorporar algumas atividades simples e importantes, ao dia-a-dia.

Ao que indicam estudos avançados, realizados nos Estados Unidos, no futuro os pacientes com demência e diversas doenças degenerativas, poderão contar com um equipamento que lhes devolverá ao menos parte de sua saúde. Trata-se da aplicação de choques no couro-cabeludo, como forma de se estimular a formação de novas conexões entre as células cerebrais danificadas. Uma espécie de implante, também pode atenuar possíveis sintomas desagradáveis relacionados ao órgão. No que diz respeito aos avanços científicos, Sergio Cortes mostra-se bastante esperançoso. Ele que dedica a vida em favor de seus pacientes, espera que tais inventos cheguem logo ao mercado, para melhorar a vida de muitas pessoas.

Segundo pesquisas realizadas, manter-se em companhia de amigos, é uma excelente meio de se prevenir doenças localizadas no cérebro. Para os cientistas, isolar-se socialmente pode ser um hábito pernicioso, pois sem estímulos adequados, as doenças tendem a aparecer com maior frequência, fato observado, sobretudo, nos idosos. Com uma vida equilibrada, Sergio Cortes concilia os afazeres profissionais com a constante interação com pessoas de seu círculo de amizades, realizando divertidos e salutares encontros, onde se é possível conversar, dar risadas, dentre outras coisas. Segundo Cortes, este é um hábito de que não abre mão, pois consegue com isso encarar a vida com mais leveza.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui