Consumo de chá para “˜tratamentos”™ é arriscado, alerta especialista

Durante as férias e após feriados, receitas de chás com ervas e plantas prometem milagres para curar a ressaca, emagrecer, desintoxicar e até limpar os rins e fígado. Porém, apesar de comum, o uso de chás para “tratamentos” não é recomendável por médicos hepatologistas.

De acordo com a especialista em Gastroenterologia e Hepatologia e médica da equipe de transplante hepático do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, Carolina Pimentel, não há um limite seguro para o consumo de chás derivados de ervas e plantas ditas medicinais. “Ao contrário do que a população imagina, alguns tipos de chá podem provocar graves intoxicações ao fígado independentemente da quantidade consumida. Por esse motivo, é preciso ficar atento às limitações de cada pessoa e a erva utilizada”, explica.

Diversos relatos de pacientes sugerem problemas causados por chás comuns como o verde, cascara sagrada e cavalinha, até outros mais raros. “As ditas ‘receitas para a desintoxicação do fígado’, muito comuns depois de festas, férias e feriadões, por exemplo, podem causar dano ainda maior ao fígado. A má informação no consumo de chás pode levar a sérias complicações de saúde como inflamação e até perda do fígado, algumas vezes com necessidade de transplante”, diz ela.

Esta intoxicação não é fácil de ser diagnosticada pois, na maior parte dos casos, não produzem sintoma. “Alguns dos sinais que podem servir de alerta para a população é a fraqueza e olhos amarelados. Por ser uma doença na maioria das vezes silenciosa, é fundamental o conhecimento e alerta da população. Apenas exames de sangue e uma avaliação médica são capazes de confirmar o diagnóstico”, diz a especialista.

Da Redação

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1423 POSTS

Colunas

Vício em descongestionante nasal: o alívio que pode virar armadilha

Os descongestionantes nasais são uma solução comum para quem...

Tontura constante? Seu estilo de vida pode estar por trás do problema

Quando se fala em tontura, muitos pensam imediatamente em...

Vacinação em dia é cuidado essencial de proteção e segurança em viagens internacionais

É fundamental reforçar a atenção para os cuidados essenciais...

Artigos populares

Sexo no frio: médico dá dicas para esquentar a relação no inverno

O médico sexologista, Dr. João Borzinho, também listou alimentos...

Wine Weekend chega à 16ª Edição

Maior evento de vinhos direcionado ao consumidor final acontece...

PROMOÇÃO DA ARGENTINA EM SÃO PAULO

Com uma geografia de fazer inveja, a Argentina oferece...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui