Curta! homenageia Ferreira Gullar com exibição de série

 

Para homenagear o poeta Ferreira Gullar, que morreu no último domingo, 4, o Curta! disponibiliza com exclusividade no NOW (sistema da NET para conteúdos sob demanda) a série documental inédita na TV por assinatura “Há Muitas Noites na Noite”. Com direção do cineasta Sílvio Tendler, a produção é inspirada em um dos principais trabalhos de Gullar, “Poema Sujo”.

ferreira

Ao longo de sete episódios, “Há Muitas Noites na Noite” traça um panorama sobre o período de exílio do poeta durante a ditadura militar, mesclando animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações.

O projeto, que começou em 2010, conta com depoimentos do próprio Gullar, além de registros históricos de intelectuais, artistas e amigos como Fagner, Eduardo Galeano, Sérgio Britto, Alcione, Nathalia Timberg, Eric Nepomuceno, entre outros. Em um dos episódios a atriz Letícia Sabatella, a cantora Maria Bethânia, o compositor Edu Lobo e o violonista Lula Galvão cantam, separadamente, os versos de “Trenzinho Caipira”, composição de Ferreira Gullar para a melodia de Heitor Villa-Lobos que integra a peça Bachianas Brasileiras nº2.

Após a estreia exclusiva no NOW, a série “Há Muitas Noites na Noite” entra na programação do Curta! a partir deste sábado, 10, às 21h.

SOBRE

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira foi um escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo[2]. Foi o postulante da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada por Ivan Junqueira, da qual tomou posse em 5 de dezembro de 2014.Gullar chegou a ser cogitado para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Seria o primeiro brasileiro a receber a honra, que não poderá mais ser entregue a ele.

Da Redação

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui