De olho na saúde: como identificar problemas urinários nos pets?

Dentre as diferentes afecções que podem acometer os gatos e cães e que a nutrição tem um papel fundamental, podemos citar as que ocorrem no trato urinário inferior, que compreende os ureteres, a bexiga e a uretra. Infecções, cálculos na bexiga e incontinência são alguns dos problemas e os sinais clínicos mais comuns apesar de serem variados, são: diminuição do apetite, fraqueza, apatia, dor ou esforço para urinar, sangue na urina e perda da vitalidade. Entre os principais fatores de risco para as afecções do trato urinário inferior estão:

  • Obesidade: esta condição está associada a um estado inflamatório crônico em animais, assim como em humanos. Além disso, gatos e cães obesos têm maior predisposição a desenvolverem problemas urinários. Exercícios e alimentação sob medida podem colaborar na prevenção da obesidade e o médico-veterinário é o profissional que irá recomendar o tipo e a quantidade de exercícios e de alimentos que são indicados para cada animal.
  • Baixa ingestão hídrica: a concentração urinária aumentada devido à baixa ingestão de água e, consequentemente, à baixa eliminação da urina presente na bexiga pode predispor a sedimentos presentes na urina e à formação de cálculos. É importante que o tutor garanta acesso constante à água potável e inclua na rotina do pet estratégias para ingestão de água adequada.
  • Dieta incompatível: determinados alimentos podem influenciar fatores como pH e concentração de minerais na urina e, consequentemente, predispor à formação de cálculos na bexiga. Por isso, é fundamental que o pet receba alimentação e orientação Médica-Veterinário adequadas desde o início da vida.

Fonte: Congresso VET em Foco

Crédito foto:  Divulgação/ROYAL CANIN®

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui