Dizer o Indizível é tema da 15ª Semana de Museus

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus é o tema da 15ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1070 museus participam da temporada de eventos promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. São mais de 3000 eventos em 485 cidades de todo o país.

Anualmente, o Conselho Internacional de Museus – Icom lança um tema diferente para a celebração do Dia Internacional de Museus, que é discutido por instituições de todo o mundo. O Brasil ampliou a discussão a trabalhar o tema durante a Semana de Museus, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A primeira edição, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número esteve em uma crescente e, a partir de 2012, mantem uma média de mais de mil instituições participantes.
A programação está disponível aqui. São exposições, mesas-redondas, visitas guiadas, exibição de filmes, oficinas e muito mais. Tudo pensado e preparado pelo museu para os seus visitantes.

Abaixo, alguns destaques da programação:

Museu José Veiga (Ibicuí – Bahia)
15/05/2017 a 18/06/2017 – 07:30 às 11:30
Exposição – resgatando as histórias contadas e narradas no Museu José Veiga de modo a buscar um novo olhar nas entrelinhas do passado e na comprovação com o presente.

Canto das Memórias Mestre Zé Negão (Camaragibe – Pernambuco)
19/05/2017 – 14:00 às 16:00
Ação Educativa – Roda de diálogos com a Mestra Fátima, que partilhará suas memórias e vivências enquanto mestra do bordado e da costura.

Museu do Escravo (Belo Vale – Minas Gerais)
16/05/2017 a 19/05/2017 – 07:00 às 16:00
Ação Educativa – Projeto O Indizível da Escravidão: contempla alunos dos 6º anos da Rede Estadual de Ensino e discute a escravidão no Brasil, um assunto pouco ou não abordado nas escolas ou no cotidiano.

Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro – Rio de Janeiro)
20/05/2017 a 21/05/2017 – 13h às 17h
Ação Educativa – Julgamentos Históricos: Figuras importantes de nossa história serão julgadas pelo júri popular (visitantes). No julgamento o dizível e o indizível balizarão as argumentações da promotoria e defesa.

Associação Museu Nacional do Calçado (Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul)
17/05/2017 – 19h30 às 22h
Aula aberta – Narrativas controversas nos Museus e nos Monumentos: entre o dito e o “não dito”. Evento realizado em parceria com o Museu e os cursos de História e Pedagogia da Universidade Feevale.

Museu Da Imagem e do Som de Goiás (Goiânia – Goiás)
16/05/2017 – 09h às 12h
Audição Comentada de Discos de Vinil: Através de discos selecionados (jazz e rock) serão discutidos temas, por vezes indizíveis, como racismo e sexismo.

Fórum Nacional de Museus

E logo após a Semana de Museus, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, acontece, em Porto Alegre (RS), o 7º Fórum Nacional de Museus. O evento bianual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus reunirá estudantes, gestores e os diversos profissionais que atuam na área de museus sob o tema Recomendação Unesco: caminhos para museus e coleções. Saiba mais.

A participação nas atividades do FNM é gratuita – mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível no ato de credenciamento. As inscrições online estão abertas até 26 de maio.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui